PHC Software contraria tendência e resiste à pressão da pandemia

A multinacional de software portuguesa, que viu a empresa a crescer pelo quinto ano consecutivo, mostrou-se resiliente perante uma pandemia que afetou a economia mundial.

Ao contrário do que se assistiu no seio empresarial, tudo indica que a multinacional portuguesa deverá resistir à pressão exercida pela pandemia da Covid-19. Olhando para 2019, altura em que se contabilizou um aumento no volume das vendas na ordem dos 9,2% e se atingiu os 12,5 milhões euros de volume de negócio, a PHC Software angariou também mais de 155 mil novos utilizadores.

Este crescimento contabilizou ainda um aumento no número de clientes, sendo que a PHC contava, naquele momento, com 33.760 mil empresas a usar o seu software, distribuídas por 25 países (as vendas internacionais representaram cerca de 8% do volume de negócios).  Quando questionado sobre o perfil de clientes da empresa, o CEO explica ao Jornal Económico (JE) que se trata de “um leque muito vasto de empresas a usar o nosso software, em diferentes setores e com diferentes dimensões”. Ainda sobre esta resiliência, Ricardo Parreira afirma que foram consequência de três fatores: uma adaptação rápida ao novo normal, as capacidades de gestão e a liderança.

Questionado sobre a que se deveu este crescimento, Ricardo Parreira afirma que foram consequência de três fatores: uma adaptação rápida ao novo normal, as capacidades de gestão e a liderança.

“Tudo isto permitiu atenuar os efeitos da crise. E manter a estratégia de longo prazo que temos para o crescimento da PHC Software”, refere ao JE.

Antecipando já o próximo ano, a multinacional de software mantenha a tendência de crescimento registada no ano passado, já que a “tecnologia será cada vez mais vital para o crescimento das empresas, da economia e do próprio país”, sublinha o responsável.

Segundo um estudo da Flexible Work and Rewards, da consultora Willis Towers Watson, que inquiriu 279 empresas que representam 263 milhões de trabalhadores da Europa Ocidental, as empresas europeias preveem que dentro de três anos quase um terço de seus funcionários ainda esteja a trabalhar a partir de casa. Devido ao regime de teletrabalho, metade destas entidades prevê uma “redução significativa” das deslocações de trabalho em 2021. Um fator que para a PHC Software poderá potenciar mais um ano de crescimento.

“O novo pensamento sobre a produtividade que advém do sucesso do trabalho remoto em muitos setores e atividades, o potencial que o ecommerce demonstrou e a necessidade de maior controlo de custos e decisão rápida com base em informação, tudo isto obriga a que as empresas olhem para a gestão como uma atividade apenas possível com tecnologia”, afirma o CEO.

O responsável adianta ainda que face ao que se assistiu este ano, quando as empresas foram obrigadas a adotar um modelo de trabalho remoto e mais digital, em 2021 as entidades “vão apostar cada vez mais em software para terem uma boa gestão e serem competitivas, e não só as grandes”.

 

Recomendadas

Prémio “João Vasconcelos – Empreendedor do ano 2022” atribuído aos fundadores da Coverflex

O prémio de “Empreendedor do Ano” foi entregue pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e por Bernardo Correia, ‘country manager’ da Google Portugal, entidade parceira desta edição.

Empresa aeronáutica prevê 6 milhões para começar a produzir aviões em Cabo Verde

“Venho elaborando este projeto já há dois anos, criei a empresa Aeronáutica Checo-Cabo-verdiana, empresa que irá produzir os aviões da Orlican e Air Craft Industries em Cabo Verde”, afirma Mónica Sofia Duarte.

BPI e FCT financiam 20 projetos e nove ideias para o desenvolvimento sustentável no Interior

A edição de 2022 do Programa Promove, uma iniciativa da Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI e em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), concedeu apoios a fundo perdido de perto de 3,6 milhões a um total de 20 projetos e nove ideias destinados a impulsionar o desenvolvimento sustentável de regiões do interior de Portugal.
Comentários