[weglot_switcher]

Tem ações da Altri? Saiba quanto vai receber em dividendos a partir de hoje

A Altri começa hoje, quarta-feira, a remunerar os acionistas. Quem tinha ações da Altri antes do destaque dos dividendos, o que recebe a partir de hoje? Na parte do dividendos em espécie, quantas ações da GreenVolt (empresa especialista em energias renováveis) recebe? 
25 Maio 2022, 12h46

A Altri começa hoje, quarta-feira, a remunerar os acionistas. “Na sequência do comunicado do passado dia 3 de maio de 2022, a partir do próximo dia 25 de maio de 2022 se encontram a pagamento as distribuições deliberadas, sendo o agente pagador o Caixa – Banco de Investimento”, refere a papeleira num comunicado enviado ontem ao mercado.

Ontem, a Altri fez uma retificação em baixa ao valor que pagará em numerário. “Adicionalmente à distribuição em espécie, serão distribuídos aos acionistas da Altri dividendos em numerário ilíquido por ação de 0,24 euros”, avançou a empresa em comunicado.

No que toca ao pagamento dos dividendos em espécie (ações), a empresa volta a dizer que a cada acionista da Altri será atribuído o número de ações da GreenVolt “resultante da aplicação da fórmula, com arredondamento por defeito, AA – IR, sendo AA o produto da multiplicação pelo fator 0,25604641 do número de ações  representativas do capital social da Altri detidas por cada acionista da Altri no dia 18 de maio de 2022 (data de registo); e  IR o produto da multiplicação de AA pela taxa de retenção na fonte aplicável (se for o caso)”.

Quem tinha ações da Altri antes do destaque dos dividendos, o que recebe a partir de hoje?

São os 24 cêntimos (brutos) por cada ação em dinheiro, que são creditados na conta bancária. Considerando uma taxa de imposto de 28% (IRS), recebe, em termos líquidos, 17,28 cêntimos.

Quantas ações da GreenVolt (empresa especialista em energias renováveis) recebe? 

No caso do dividendo em espécie, as contas são feitas desta forma. Por cada lote de 100 ações, o investidor tem direito a 25,604641 ações da GreenVolt (bruto). Já considerando uma taxa de imposto de 28% (IRS), o acionista vai receber 18,43534 ações da GreenVolt. Mas como só se pode distribuir ações por inteiro, recebe 18 ações da GreenVolt. O remanescente, de 0,43534 ações é convertido em dinheiro, considerando a cotação da GreenVolt no momento do cálculo, de 6,78 euros.

Ora, multiplicando o remanescente de ações pela cotação da GreenVolt, dá 2,951 euros, em dinheiro, já líquido de imposto.

Resumindo, 100 ações da Altri dão, além do dividendo em dinheiro, 18 ações da GreenVolt e mais 2,951 euros referente ao acerto pela impossibilidade de distribuir 0,43534 ações.

Recorde-se que ontem a Altri comunicou ao mercado que “o valor do dividendo em numerário foi diminuído pela importância correspondente ao excedente, com arredondamento por defeito, face ao anteriormente comunicado, dado que os fundos distribuíveis correspondentes à distribuição em espécie excederam o montante de 112.748.942 euros [112,7 milhões de euros], tal como aprovado em Assembleia Geral”.

A Altri tinha proposto um dividendo em numerário até 25 cêntimos por ação, tendo dito que a 24 de maio divulgaria o novo montante do dividendo bruto por ação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.