Tem animais de estimação ou pretende adotar um amigo de quatro patas? Saiba que gastos terá de incluir no seu orçamento familiar

De uma forma geral, os custos anuais podem representar cerca de 446 euros para comida, 195 euros para cuidados de saúde, mais 224 euros para cuidados de higiene, além de outras despesas inesperadas. Sendo certo que tudo dependerá do estilo de vida do seu animal doméstico e das suas características físicas. 

Despesas com os serviços de veterinário, alimentação, cuidados gerais são certezas para quem decide adotar um animal de estimação, um novo membro para a sua família. 

Embora sejam uma grande alegria, os animais de estimação representam responsabilidade e custos que, muitas vezes, não são discriminados no orçamento familiar dos consumidores.  

De uma forma geral, os custos anuais podem representar cerca de 446 euros para comida, 195 euros para cuidados de saúde, mais 224 euros para cuidados de higiene, além de outras despesas inesperadas. Sendo certo que tudo dependerá do estilo de vida do seu animal doméstico e das suas características físicas. 

A verdade é que se verificarmos os valores globais podemos contabilizar entre 800 a mil euros. 

Lembre-se que a primeira medida a tomar após adotar um animal doméstico é levá-lo ao veterinário e cumprir a lei, registá-lo. Inicie um plano de vacinação e realize as desparasitações necessárias. Deve ainda introduzir um microchip para identificar o animal e o dono. Se o animal que adotou é considerado uma das raças mais perigosas, terá de contratar um seguro de responsabilidade civil, o que representa cerca de 40 euros. 

Todos estes procedimentos legais têm custos financeiros não podem ser ultrapassados. Os animais têm direitos e os seus proprietários deveres e responsabilidades.  

Portanto, a decisão de adotar na sua vida um animal doméstico não deve ser tomada de ânimo leve. Deve requerer toda a sua atenção, inclusivamente em termos financeiros, e deve ser encarada como uma responsabilidade para toda a vida. Do outro lado da balança da tomada de decisão, está a dedicação, carinho e alegria de ter consigo e com a sua família um companheiro para todas as horas. 

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Youtube.

Recomendadas

Ajuda de Berço lança apelo aos contabilistas para consignação do IRS

A associação Ajuda de Berço pôs no ar uma campanha, pela primeira vez, a apelar aos contabilistas para consignarem 0,5% do IRS a instituições. Se os contabilistas, por vezes, ignoram o alerta desta vez o alvo são os profissionais da contabilidade.

Sabe o que é reduflação?

A DECO alerta todos os consumidores para este fenómeno de modo a que possam fazer escolhas mais esclarecidas e poupadas. É fundamental que compare os produtos atendendo à sua quantidade e ao seu preço, observe se os artigos que habitualmente costuma comprar estão realmente em conta ou se existem opções mais económicas.

“IVA zero? É preciso acompanhar preços para perceber se o IVA está a ser reduzido”, alerta Deco

Em declarações à “SIC Notícias”, Rita Rodrigues, responsável por relações institucionais da Deco, colocou especial ênfase neste período de 15 dias e no acompanhamento referente à evolução dos preços destes 44 bens alimentares. 
Comentários