Tem filhos com menos de três anos? Veja se tem bónus no IRS em 2020

O Executivo prevê ainda aumentar o bónus fiscal às famílias com mais de um filho através da majoração do desconto dado às crianças até três anos em IRS, numa medida que, segundo o Governo, visa o estímulo à natalidade. Veja aqui as simulações da EY.

Robert Collins – Unsplash

É uma das medidas cirúrgicas do próximo Orçamento do Estado e vem na forma de bónus fiscal para as famílias com filhos até três anos, numa majoração que mais do que duplica para o segundo filho com menos de três anos. Contribuintes com salários de 1.500 euros  vão +pagar menos 178 euros de IRS.

As famílias que tenham dois filhos com menos de três anos de idade são as beneficiadas com a majoração da dedução de 126 euros para 300 euros que se aplica a partir do segundo filho com menos de três anos, prevista na proposta de OE2020

Segundo simulações da consultora EY, numa família com três filhos, sendo dois dependentes com idade inferior a três anos, e com um salário bruto de 1.500 euros, vão pagar, em 2020, menos cerca de 178 euros de imposto. Já  um agregado familiar com três filhos com apenas um de idade inferior a três anos irá pagar apenas menos 3,57 euros de IRS.

Para estas famílias, além da dedução fixa de 600 euros por dependente existe atualmente um “bónus” de 126 euros por criança com menos de três anos, o Governo pretende a partir do segundo filho que  esta majoração mais do que duplique passando para os 300 euros. Um bónus fiscal que só se aplica quando uma família tenha dois filhos com idades até 3 anos. Este o reforço da atual dedução de 126 euros para 300 euros apenas se aplica a um deles, numa medida que deverá beneficiar um universo reduzido de famílias dado que as deduções por cada filho no IRS mantém-se para a generalidade das famílias. No caso de uma família com duas crianças com menos de 3 anos, uma delas terá direito a um desconto de 726 euros no IRS e outra de 900 euros.

No caso de responsabilidade parental conjunta e residência alternada do menor a dedução fixa é de 300 euros, sendo o acréscimo de 63 euros por criança com menos de três anos. As majorações passam para  de 363 euros  450 nas famílias com guarda conjunta, a partir do segundo dependente.

Veja aqui o impacto da nova medida no IRS a pagar:

 

Relacionadas

EY: Jovens com salário de 1.500 euros vão pagar menos 942 euros de IRS em 2020

Segundo as simulações da EY, um jovem com um salário bruto de 1.500 euros, irá pagar menos 942 euros de IRS em 2020, menos cerca de 79 euros por mês.
Recomendadas

Inflação. Centeno aponta para preços mais altos e menos temporários que esperado

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, admitiu hoje que a inflação vai ser mais elevada e menos temporária, apontando para uma revisão em alta da taxa nas próximas projeções do banco central.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta terça-feira.

Plano de poupança de energia. Estado aconselhado a desligar iluminação de edifícios e a lavar menos carros

Governo deixa várias recomendações de poupança de energia nos serviços e edifícios do Estado. Saiba quais.
Comentários