[weglot_switcher]

Tem problemas com som sem fios? Novo Bluetooth LE Audio está a chegar

Uma nova norma de som sem fios Bluetooth está a chegar e vai trazer muitos melhoramentos.
26 Janeiro 2020, 19h51

O sistema de comunicações sem fios Bluetooth vai receber uma grande actualização com o standard LE Audio, que foi anunciado pelo Bluetooth SIG (Special Interest Group), o conjunto de empresas que definem as funcionalidades padrão da norma Bluetooth, na CES 2020.

O Bluetooth LE Audio servirá para resolver os problemas que a transmissão de áudio através de Bluetooth ainda tem, tornando-a mais flexível, e também melhorar a qualidade do áudio.

No que respeita à qualidade do áudio, até agora o Bluetooth usou o CODEC SBC, que é descrito como tendo sido desenhado para obter uma qualidade de som razoavelmente boa a bit rates médias e ao mesmo tempo não ocupar muito o processador. Isto quer dizer: não é lá muito bom. O novo CODEC LC3 consegue melhorar substancialmente a qualidade do som e ao mesmo tempo consegue manter as bit rates baixas. No entanto este CODEC deve exigir bastante mais do processador.

O novo Bluetooth LE Audio vai suportar som multi-stream, o que é uma evolução em relação ao modo de funcionamento actual. Neste momento, quando o seu smartphone envia um sinal de áudio para os seus auscultadores sem fios, esse sinal é enviado para apenas um dos auscultadores, que depois trata de o enviar para o outro. Essa é a razão pela qual, nos auscultadores ‘true wireless’ há um auscultador que fica sem bateria primeiro. Com o suporte multi-stream, este problema desaparece. Este suporte também irá ajudar com a latência, visto que com a nova norma os truques de software para conseguir a sincronização entre auscultadores deixam de ser necessários.

Uma outra vantagem do suporte multi-stream é que várias pessoas vão poder aceder ao som que está a ouvir. Esta funcionalidade chama-se Broadcast Audio e permite a partilha de streams de áudio. Uma funcionalidade curiosa que será possível é que as pessoas que usem aparelhos auditivos, que vão, por exemplo, ao cinema, vão poder sincronizá-los com o som do filme.

O suporte para aparelhos auditivos irá ser acrescentado à norma LE Audio e o Bluetooth SIG vê esta oportunidade para integrar Bluetooth em mais produtos, como televisores, Algumas destas funcionalidades já têm soluções implementadas pela Apple e pela Qualcomm, com o chip X1 e com o CODEC AptX, respectivamente, mas o Bluetooth SIG vai integrar estas inovações no standard.

Os únicos problemas com estas novidades é que, quase de certeza, que querem dizer que terá de comprar hardware novo para as poder utilizar e que não devem estar disponíveis no curto prazo. O standard LE Audio vai começar a ser implementado na primeira metade de 2020, o que quererá dizer que os primeiros produtos comerciais só devem chegar às lojas no Natal deste ano, ou no início de 2021.

PCGuia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.