[weglot_switcher]

Tem wifi e carrega telemóveis: É a nova ‘árvore’ da Praça do Município (em Lisboa)

Start up portuguesa Sharing Cities pretende transformar Lisboa numa capital mais sustentável através da integração das mais avançadas tecnologias e ferramentas digitais.
17 Fevereiro 2017, 18h43

A cidade de Lisboa tem uma árvore que junta energia solar fotovoltaica e o acesso à Internet. Situada na Praça do Município, a VTREE, como é denominada, surgiu pelas mãos do programa europeu Sharing Cities.

Esta startup, sediada em Portugal, pretende democratizar o acesso à energia renovável e à internet e ao mesmo tempo ajudar a dinamizar o espaço público, de tal forma que este projeto pretende ajudar Lisboa a concretizar os seus objetivos, enquanto cidade farol da iniciativa europeia, beneficiando de um financiamento de 25 milhões de euros.

A VTREE é uma peça de mobiliário urbano, em forma de árvore, com cinco metros quadrados de painéis, que capta a energia solar e fornece electricidade verde a quem está ao seu redor para o carregamento de gadgets ou veículos eléctricos.

Entre outras funcionalidades, a árvore disponibiliza também Wi-Fi, iluminação durante a noite e informações úteis. A VTREE foi reconhecida, em outubro passado, na Roménia, com o prémio Smart City Industry Awards 2016, na categoria “Data &Technology”.

Em Lisboa, o consórcio local é coordenado pela CML. De entre os 35 parceiros é de destacar os restantes parceiros portugueses: EMEL, EDP Distribuição – Energia SA, Universidade de Lisboa – IST, REABILITA Lda, PT Inovação e Sistemas e CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação da Indústria Automóvel.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.