[weglot_switcher]

“Temos de preparar uma embaixada em Madrid”, afirma delegado da Generalitat

Ferran Mascarrell, o homem da Generalitat em Madrid, afirmou que regressará brevemente à capital espanhola para “preparar terreno” para o novo papel de embaixador.
27 Outubro 2017, 15h53

O delegado do governo da Generalitat em Madrid, Ferran Macarell, afirmou que regressará hoje mesmo à capital espanhola porque “tem de preparar uma embaixada”, após o seu trabalho na moção que aprovou a Catalunha como “uma República catalã como Estado independente”.

“Constituímos a República catalã como Estado independente, soberano, democrático e social”, pode ler-se na moção proposta pelos partidos independentistas com assento no parlamento regional catalão e aprovada por 70 votos a favor, 10 contra e dois votos em branco.

Em declarações à espanhola TV3, Mascarrell afirmou também que “está a preparar terreno” porque deverá ser “o embaixador que representará a Catalunha perante o governo espanhol”. No entanto, até ao final do dia, é esperado que o Senado espanhol aprove a ativação do artigo 155 da Constituição, que retira a autonomia à região espanhola.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.