Tempo para hoje será de chuva e céu muito nublado

No que diz respeito às temperaturas, as mínimas vão oscilar entre os 08 graus Celsius (em Castelo Branco e Faro) e os 12 (em Leiria, Lisboa, Coimbra e Porto) e as máximas entre 11 (na Guarda) e os 19 (em Faro).

Dez distritos de Portugal continental estão hoje e sexta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima, encontrando-se seis barras marítimas fechadas à navegação, segundo o Instituto Português do mar e da Atmosfera (IPMA) e a Marinha.

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso amarelo a partir das 18:00 de hoje e até ao final do dia de sexta-feira, devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 04 a 05 metros.

O aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, indica uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Por causa da agitação marítima, estão fechadas a toda a navegação as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, São Martinho do Porto, Ericeira e Alvor. A Marinha Portuguesa indica ainda que as barras de Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Figueira da Foz estão condicionadas à navegação.

O IPMA prevê para hoje no continente céu muito nublado, com abertas no Algarve até ao início da manhã, períodos de chuva nas regiões Norte e Centro, em especial no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente à região Sul a partir do final da manhã, onde será em geral fraca.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando moderado a forte nas terras altas, neblina ou nevoeiro em alguns locais e subida de temperatura, em especial da mínima.

No que diz respeito às temperaturas, as mínimas vão oscilar entre os 08 graus Celsius (em Castelo Branco e Faro) e os 12 (em Leiria, Lisboa, Coimbra e Porto) e as máximas entre 11 (na Guarda) e os 19 (em Faro).

Relacionadas

Adeus, Ana. Olá, tempestades Bruno, Carmen, David…

A tempestade Ana fez os seus estragos esta noite mas já deixou o território de Portugal Continental, no início da manhã desta segunda-feira. A chuva e os ventos fortes diminuíram com o passar das horas.

Dez distritos do continente sob aviso amarelo devido à agitação marítima

As temperaturas mínimas vão variar entre os -1 (na Guarda) e os 08 (em Lisboa) e as máximas entre os 05 (na Guarda) e os 15 (em Santarém e Faro).
Recomendadas

Humanidade só se salva se defender o planeta Terra e a biodiversidade- Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou hoje que a única saída para salvar a Humanidade é “investir no planeta Terra” e deter a perda de biodiversidade.

Associação Zero: Legislação de proteção dos solos está “na gaveta” há sete anos

De acordo com a nota de imprensa, um estudo da Agência Portuguesa do Ambiente, de 2017, concluiu que o país “ganharia cerca de 25 milhões de euros em seis anos, em resultado da publicação do ProSolos, aos quais se acrescentariam ganhos ambientais e na saúde pública”.

Guia para gestão de Áreas Marinhas Protegidas quer ser “ferramenta útil”, afirma investigador

O “Guia de Boas Práticas para a Gestão e Monitorização de Áreas Marinhas Protegidas”, apresentado hoje, pretende ser “uma ferramenta útil” e simples para as pessoas que trabalham na área, disse um dos autores do documento à agência Lusa.
Comentários