[weglot_switcher]

Tensão em Espanha deixa bolsas europeias a negociar sem tendência definida

Os investidores europeus mostram-se otimistas depois de ontem a Procuradoria-Geral espanhola ter emitido um mandato internacional de extradição para que o presidente destituído do Governo da Catalunha, Carles Puigdemont, e os seus ex-conselheiros compareçam a julgamento na Audiência Nacional, em Madrid.
3 Novembro 2017, 10h29

O principal índice nacional segue a negociar com perdas na sessão desta sexta-feira, pressionado pelas desvalorizações do setor da energia e CTT. O PSI 20 perde 1,05% para os 5.389,80 pontos, num dia em que as principais praças europeias transacionam sem tendência definida.

A EDP Renováveis é a cotada com maiores perdas, a cair 3,76% para os 6,890 euros. No setor da energia, também a Galp está em queda, a recuar 0,47% para os 15,985 euros e a REN resvala 1,03% para os 2,694 euros.

Destaque para a EDP, que subtrai 2,97% para os 3,006 euros, depois de ontem a cotada ter revelado que o lucro registado nos primeiros nove meses do ano totalizou 1.147 milhões de euros, o que representa um aumento de 86% face a igual período de 2016. Apesar disso, a elétrica liderada por António Mexia, a EDP sofreu uma queda de 3% na margem bruta do grupo, que se cifrou nos 4,122 mil milhões de euros.

Em terreno negativo estão também os CTT, que perde 3,07% para os 3,666 euros. A pressinar os resultados da cotada está o anúncio de que o conselho de administração da empresa está a estudar a possibilidade de passar a gestão das suas agências para terceiros, depois da queda de 57% nos lucros até setembro. Os maus resultados levaram vários bancos de investimento a reverem em baixa a avaliação atribuída às ações dos CTT e ao anúncio do lançamento de um plano de corte de custos por parte da empresa liderada por Francisco Lacerda. A cotada negoceia a perder 3,70% para os 3,642 euros.

A negociar no vermelho estão também o BCP (-1,21%), a Pharol (-2,51%), a NOS (-0,08%), a Semapa (-0,20%) e a Sonae Capital (-0,71%).

Em sentido contrário estão a Jerónimo Martins (0,57%), a Altri (1,27%), a Navigator (0,09%), a Novabase (0,31%), a Ibersol (0,53%) e a Corticeira Amorim (0,77%).

Na Europa, as congéneres europeias negoceiam mistas. O DAX, principal índice alemão sobe 0,30%, o CAC 40 francês soma 0,01% e a praça britânica FTSE 100 ganha 0,24%. Em contraciclo, o espanhol IBEX 35 perde 1,19%.

Os investidores europeus mostram-se otimistas depois de ontem a Procuradoria-Geral espanhola ter emitido um mandato internacional de extradição para que o presidente destituído do Governo da Catalunha, Carles Puigdemont, e os seus ex-conselheiros compareçam a julgamento na Audiência Nacional, em Madrid. Carles Puigdemont está na Bélgica com outros membros do seu governo para procurar uma “solução pacífica” para a crise que se instalou na região.

Os outros ex-conselheiros catalães que estão na Bélgica juntamente com Carles Puigdemont são Antoni Comín (ex-conselheiro da Saúde), Meritxell Serret (ex-conselheira da Agricultura), Lluís Puig (ex-conselheiro da Cultura) e Clara Ponsatí (ex-conselheira da Educação). Os analistas políticos consideram que esta fuga à justiça se trata de uma estratégia mediática para angariar apoio para a causa catalã.

Os investidores reagem também em alta depois de o presidente norte-americano, Donald Trump, ter nomeado Jerome Powell como presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed). Jerome Powell, governador da Fed desde 2012, é um republicano com raízes profundas no partido e com experiência larga no setor financeiro. Apoiou firmemente a abordagem da ainda presidente da Fed, Janet Yellen, para a política monetária e a regulamentação financeira, o que leva a crer que provavelmente não tentará grandes mudanças no curso da Fed.

Por cá, o mercado reage em baixa no dia em que a agência de rating canadiana DBRS volta a rever a notação de Portugal. No início do mês de outubro a agência admitiu melhorar a perspetiva de longo prazo da dívida pública portuguesa, mas alertou para que tal dependerá da sustentabilidade da recuperação das finanças públicas e de um reforço do crescimento económico. A perspetiva é que a DBRS possa subir o rating de BBB low do país de estável para positiva.

Esta sexta-feira, prossegue a divulgação de resultados trimestrais das cotadas. A Sonae Capital, Altri e Cofina prestam contas à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) após o fecho da bolsa nacional. Também o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga Índice de Bem-Estar referente ao ano passado.

No mercado petrolífero, o brent sobe 0,30% para os 60,80 dólares por barril e o crude valoriza 0,48% para os 54,80 dólares.

No mercado cambial, o euro recua 0,07% para 1,164 dólares e a libra avança 0,01% para 1,306 dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.