[weglot_switcher]

Terceira Intifada: dia 8 de dezembro será “um dia de ira”, avisa Hamas

O anúncio surge um dia depois do presidente norte-americano, Donald Trump, ter reconhecido a cidade de Jerusalém como a capital de Israel.
7 Dezembro 2017, 14h03

O líder político do Hamas, Ismail Haniyeh, reuniu-se esta quinta-feira com os palestinianos para iniciar os preparativos da nova Intifada, que deverá começar já esta sexta-feira. O anúncio surge um dia depois do presidente norte-americano, Donald Trump, ter reconhecido a cidade de Jerusalém como a capital de Israel.

“Amanhã, sexta-feira, 8 de dezembro, será um dia da ira e o começo de uma nova Intifada chamada Libertação de Jerusalém”, anunciou o líder da organização sunita. “Jerusalém está unida, não é oriental nem ocidental, e vai continuar a ser a capital da Palestina”.

Ismail Haniyeh indica que a decisão dos Estados Unidos, de se tornarem a primeira nação a reconhecer Jerusalém como capital de Israel, marca o “fim de uma fase política” e “significa um ponto de inflexão histórica para a causa palestiniana”. A tutela da cidade representa uma das questões mais problemáticas do conflito israelo-palestiniano, tendo em conta que alberga locais sagrados para muçulmanos, judeus e cristãos.

“Só podemos enfrentar a política sionista – apoiada pelos Estados Unidos – lançando uma nova Intifada”, reitera o líder do Hamas. “Donald Trump vai-se arrepender desta decisão”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.