[weglot_switcher]

Terceira vaga de calor atinge Portugal a partir de sábado (com áudio)

José Luís Carneiro avisa que a vaga de calor que começa no sábado, dia 20 de agosto, vai prolongar-se até setembro.
17 Agosto 2022, 10h33

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro alertou para a terceira vaga de calor que chega ao país no próximo sábado, 20 de agosto, e que vai prolongar-se pelo mês de setembro.

“Vamos entrar numa terceira vaga de calor, a partir de dia 20, que se vai prolongar por setembro. Portanto, em setembro, vamos ter tempo mais quente do que os setembros anteriores, entre 50% a 60%, e mais seco, entre 40% a 50%”,”, explicou aos jornalistas José Luís Carneiro depois de se reunir com o IPMA.  “Quando, há dias, disse que não podíamos baixar a guarda, era precisamente a este quadro que me estava a referir”, acrescentou.

“Naturalmente que vamos ter que reunir de novo todas as forças e serviços no quadro da Proteção Civil. Foi aliás uma das decisões que tomámos”, assegurou José Luís Carneiro.

O governante sublinhou que “todos os meios que o país têm tem estado disponíveis em todos os teatros de operações pré posicionados no país”. “O país este ano contou com um maior número de meios disponíveis, mais meios humanos, mais meios financeiros, mais meios materiais e todos esses meios têm estado disponíveis”, destacou.

Apesar dos meios mobilizados, o prolongamento das vagas de calor é, segundo José Luís Carneiros, um fator “de maior exigência para um conjunto dos meios disponíveis”.

Quanto ao fogo da Serra da Estrela,  José Luís Carneiros referiu que as temperaturas, urografia e complexidade dos ventos poder ajudar “a explicar a razão de por vezes ser difícil de compreender como é que permanentemente há aqueles reacendimentos na própria serra da estrela”.

Esta manhã oito meios aéreos estiveram a prestar ajuda aos mais de 1.200 bombeiros que combatem o incêndio. Segundo o presidente da Câmara de Belmonte o fogo na Estrela “já não tem frente ativa”.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.