Para o vereador do Planeamento e Ordenado do Território da Câmara do Barreiro, Rui Lopo, a localização do novo terminal de contentores no concelho é cada vez mais um processo “irreversível” e que existem vários investidores interessados.
“Vários investidores internacionais e grupos económicos interessados neste investimento estão a posicionar-se, o que, na nossa opinião, confere um carácter de irreversibilidade ao processo, particularmente sobre a sua localização no Barreiro”, disse o vereador durante a reunião do executivo autárquico.
O autarca lembrou que numa recente visita a Bruxelas, que incluiu os presidentes da Administração do Porto de Lisboa, Marina Ferreira, do Instituto da Mobilidade e Transportes (IMT), João Carvalho, e da Estradas de Portugal/REFER, António Ramalho, se percebeu de que existem apoios financeiros para o projeto.
“Pudemos perceber o interesse comunitário à volta de um projeto desta dimensão na Área Metropolitana de Lisboa e da disposição de um conjunto de ferramentas financeiras elegíveis para este projeto. Para a construção do terminal, mas também para acessibilidades, questões ambientais ou urbanísticas”, defendeu.
Rui Lopo acrescentou que o Barreiro vai receber a visita do embaixador da Dinamarca no dia 10 de fevereiro, explicando que a mesma está relacionada com “o interesse de um grande grupo económico portuário do seu país” no projeto.
O autarca explicou, também, que o gabinete de Augusto Mateus está a fazer um estudo sobre os impactos económicos e sociais da instalação da infraestrutura no concelho e na região.
OJE/Lusa