Terminal do Barreiro. Consulmar fará estudo prévio

O consórcio português liderado pela Consulmar venceu o concurso internacional para a realização do estudo prévio e de impacte ambiental do futuro terminal de contentores de Lisboa, no Barreiro. Em declarações à Lusa, a presidente do Conselho de Administração da APL — Administração do Porto de Lisboa, Marina Ferreira, explicou o consórcio liderado pela Consulmar […]

O consórcio português liderado pela Consulmar venceu o concurso internacional para a realização do estudo prévio e de impacte ambiental do futuro terminal de contentores de Lisboa, no Barreiro.

Em declarações à Lusa, a presidente do Conselho de Administração da APL — Administração do Porto de Lisboa, Marina Ferreira, explicou o consórcio liderado pela Consulmar — que integra a Nemus – apresentou a melhor proposta e o melhor preço.

A Administração do Porto de Lisboa recebeu cinco propostas no concurso internacional para a realização do estudo prévio e de impacte ambiental do futuro terminal de contentores de Lisboa, no Barreiro, de consórcios de empresas de engenharia e de ambiente, englobando os maiores especialistas nacionais e europeus.

“Escolhemos um consórcio português, por acaso era das poucas propostas inteiramente nacionais, revelando a excelência das nossas empresas. Foi a [proposta] melhor pontuada e com o melhor preço”, revelou a presidente do Porto de Lisboa.

A componente do preço tinha um peso de 40% na decisão, sendo o restante em função da experiência e qualidade técnica da proposta.

Questionada pela Lusa, Marina Ferreira preferiu não revelar “para já” o valor da proposta vencedora, tendo sido definido um teto de 6,6 milhões de euros, com uma comparticipação máxima de Bruxelas de 50%.

Após a adjudicação do estudo, o consórcio tem um prazo de oito meses para a sua conclusão.

A Consulmar é uma empresa de consultoria portuguesa no campo das infraestruturas portuárias, hidráulica marítima e engenharia costeira.

Fundada em 1970, a empresa tem adquirido experiência em todos os tipos de infraestruturas portuárias — desde pequenos portos comerciais e portos de pesca, a grandes terminais especializados, de contentores, “ro-ro”, de graneis sólidos e líquidos, a terminais “ferry” e de passageiros, bem como marinas e portos de recreio.

OJE

Recomendadas

Conferência “Poupar e Investir para um Futuro Melhor” a decorrer em Lisboa, com o apoio do Jornal Económico

A conferência é organizada pela Optimize Investment Partners, sociedade gestora portuguesa que disponibiliza uma gama de soluções de investimento para diversos perfis de risco e objetivos. Moderada por Nuno Vinha, subdiretor do Jornal Económico, consiste numa palestra de 30 minutos de cada um dos quatro oradores, um coffee break e uma mesa redonda com espaço para perguntas e respostas e interação com a plateia.

SIBS: mais de um quinto do valor gasto na Black Friday foi em compras online

O comércio online continua a ganhar peso nas compras em Portugal. Dados da SIBS revelam que 22% do valor gasto na última Black Friday foi em compras online, um peso que bate por muito os 18% do ano passado.

União Europeia, G7 e Austrália limitam barril de petróleo russo a 60 dólares

Os 27 estados-membros da UE chegaram a acordo, esta sexta-feira, no estabelecimento de um teto máximo para o preço do petróleo russo nos 60 dólares por barril. Os sete países mais industrializados do mundo (G7) e a Austrália juntam-se na decisão.