[weglot_switcher]

Terra vai perder dois terços dos animais selvagens até 2020

Destruição dos habitats naturais, caça e poluição são apontadas como as principais causas pelos cientistas, segundo estudo divulgado em Londres.
  • Krisztian Bocsi/Bloomberg
27 Outubro 2016, 07h03

Entre 1970 e 2012 houve uma queda de 58% na população de animais selvagens do planeta Terra, mas um novo estudo, realizado por cientistas da World Wild Foundation e pela Zoological Society de Londres, aponta para perdas que vão situar-se nos 67% por alturas de 2020, conforme explica o diário “The Guardian”.

Destruição dos habitats naturais, caça e poluição são os principais fatores enumerados pelo relatório para explicar a catástrofe de perdas na ordem dos dois terços, envolvendo “animais que vivem nas montanhas, na floresta, nos rios e oceanos, englobando espécies já ameaçadas como elefantes e gorilas, mas também abutres e salamandras”, indica o diário britânico.

“A riqueza e a diversidade da vida na Terra são fundamentais para os complexos sistemas que os apoiam e fazemos parte desta equação. Perder a biodiversidade significa que o mundo natural e os sistemas de suporte da vida como os conhecemos hoje vão sofrer um colapso”, alertou Marco Lambertini, diretor-geral da WWF, citado pelo “Guardian”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.