Terramoto atinge ilha de Java na Indonésia

Abalo teve uma magnitude de 6.5 na escala de Richter, e foi sentido durante vinte segundos. À meia-noite local (17 horas em Lisboa) foi emitido um alerta de tsunami.

REUTERS/Alvaro Vidal

Um terramoto de grande magnitude (6.5 na escala de Richter) atingiu a ilha de Java, na Indonésia, onde se situa a capital do país, Jacarta.

O número de mortos não foi ainda divulgado, até porque a contagem está longe de estar terminada, mas as informações que chegam da ilha apontam para um número elevado de vítimas mortais.

Há ainda relatos de prédios destruídos, e à meia-noite local (17 horas em Lisboa) foi emitido um alerta de tsunami, que terá provocado o pânico junto da população, que se apressou a sair para as ruas e a criar filas de trânsito, à medida que as pessoas procuravam fugir das zonas costeiras.

O abalo foi sentido durante vinte segundos, e teve o seu epicentro a 91 metros de profundidade .

 

Relacionadas

2018 será um ano de muitos terramotos?

Os resultados de estudos científicos noticiados pela comunicação social nem sempre correspondem às conclusões a que eles realmente chegaram.
Recomendadas

Josep Borrell pressiona Israel sobre os palestinianos

O primeiro-ministro israelita Yair Lapid e o chefe de política externa da União desentenderam da reunião do Conselho da União Europeia-Israel, em Bruxelas. Pontos de vista diferentes sobre a Palestina e sobre o Irão ficaram bem evidentes.

Bulgária: eleições longe de resolverem crise política

Acusado de corrupção, o GERB voltou a ganhar as eleições e arrisca manter o país ingovernável. A única forma de ultrapassar o impasse seria um governo de coligação entre os dois maiores partidos, mas isso não parece estar no horizonte.

Indonésia. Polícia sob pressão pelo uso indiscriminado de gás lacrimogéneo

Os desacatos num estádio de futebol resultaram em 125 mortos, 17 dos quais crianças, de acordo com as autoridades. A atuação da polícia gerou o caos e vai contra as indicações da FIFA.
Comentários