Tesla dispara na bolsa depois de resultados recorde de 2022

Ao fecho das negociações em Wall Street, cada ação da Tesla estava avaliada em 177,90 dólares, mais 17,63 dólares do que no dia anterior. Isso fez com que a empresa encerrasse a semana numa valorização de 33% face à semana anterior

A Tesla voltou a dar o seu melhor. A fabricante de veículos elétricos apresentou resultados recorde no ano de 2022 e os mercados reagiram de forma positiva.

A empresa de Elon Musk apresentou um lucro líquido de 12,6 mil milhões de dólares (11,5 mil milhões de euros) no ano passado, mais 167,7% do que em 2021. Só no último trimestre, a Tesla atingiu um lucro de 3,69 mil milhões de dólares, mais 58,8% que em igual período de 2021. Assim, a Tesla faturou 81,49 mil milhões de dólares em 2022, mais 51,4%.

E se Elon Musk ficou satisfeito com os resultados do final do ano – apresentados na quarta-feira -, os investidores devem ter ficado ainda mais, levando a cotação bolsista a aumentar quase 11% até ao fecho do mercado na sexta-feira.

Na quinta-feira, um dia após a apresentação dos resultados anuais, a Tesla subiu 11,3% e voltou a disparar 10,99% na sexta-feira. Ao fecho das negociações em Wall Street, cada ação da Tesla estava avaliada em 177,90 dólares, mais 17,63 dólares do que no dia anterior. Isso fez com que a empresa encerrasse a semana numa valorização de 33% face à semana anterior, sendo o melhor valor atingido pela fabricante de elétricos desde 2013.

As boas notícias chegam depois de um mau ano para a empresa, em que perdeu valor de mercado após o empresário e CEO ter anunciado a intenção de compra da rede social Twitter (que se chegou a concretizar) por 44 mil milhões de dólares, tendo levantado vários milhões das ações que detinha na Tesla. Outro assunto que levou à queda da empresa na bolsa foi o avanço dos concorrentes da fabricante, nomeadamente o grupo Volkswagen, no tema da condução autónoma, algo prometido da Tesla há vários anos.

Em termos de construção, a empresa também apresentou valores recorde. A Tesla produziu 1.369.611 veículos, um aumento de 47% em relação a 2021, sendo que os Model 3 e Y foram os mais produzidos, num total de 1.298.434 veículos.

Agora, com o corte de preços dos veículos a empresa espera produzir e vender ainda mais carros. De relembrar que a Tesla anunciou o corte de 20% no preço de venda dos veículos em alguns mercados, retirando dez mil euros aos veículos no mercado português.

Relacionadas

Tesla deve apresentar receitas de 24 mil milhões de dólares

Em causa estão os valores relativos ao quarto trimestre de 2022. Os ganhos por ação poderão significar um recorde da empresa mas, simultaneamente, o crescimento menos acelerado num período superior a dois anos.

Elon Musk volta a sorrir. Tesla recupera liderança do mercado português de carros elétricos

Elon Musk volta a ter razões para sorrir com Portugal: depois de ter sido destronada pela Peugeot, a marca norte-americana volta a conquistar a primeira posição no retângulo.

“Musk? Sempre que se afasta da Tesla, prejudica as cotações”. Veja as escolhas da semana no “Mercados em Ação”

Conheça as escolhas da semana do programa da plataforma multimédia JE TV numa edição que contou com a análise de Pedro Assunção, chief investment officer da Første.

Musk deixou de somar. Dono da Tesla quebra recorde e regista maior perda de fortuna da história

Em 2021, Elon Musk era o homem mais rico do mundo, com uma diferença gigante entre o segundo lugar. Em dezembro de 2022, Musk perdeu o lugar para o dono da Louis Vuitton.

Tesla desce preços. Cortes chegam a atingir 10 mil euros

A empresa de Elon Musk anunciou hoje o corte nos preços nos modelos vendidos na Europa e nos Estados Unidos.

Venda de veículos elétricos cresceu 13% em dezembro

Os veículos a diesel continuam a ser os mais vendidos, com 66% do mercado, seguidos pela gasolina (28%). Seguem-se elétricos, híbridos a gasolina e híbridos a diesel, que representam cerca de 13% da procura.
Recomendadas

Leroy Merlin quer encerrar negócio na Rússia

A empresa quer que a nova administração salvaguarde os empregos dos 45 mil funcionários.

Sumol+Compal sobe salário de entrada para mil euros com retroativos a janeiro

Retribuição de entrada para 2023 inclui salário, com um mínimo de 800 euros, que aumentou 9,5%, subsídio de refeição e prémio de produtividade.

Activision valoriza acima de 5% com a Microsoft mais próxima de concretizar compra

Os títulos da produtora de videojogos estiveram em alta na sessão desta sexta-feira, depois de o regulador do Reino Unido ter colocado de parte os principais receios sobre o negócio poder reduzir a concorrência existente no mercado, o que resultaria num aumento dos preços.
Comentários