[weglot_switcher]

Tesla e Mercedes metem governo de Trump em tribunal por causa de tarifas aplicadas à China

Os processos deram entrada esta semana em Nova Iorque e visam acabar com as tarifas de 25% impostas a algumas peças automóveis produzidas na China, onde são compradas a preços mais baixos do que as produzidas na Europa ou nos EUA.
24 Setembro 2020, 12h05

Quatro fabricantes de automóveis colocaram processos judiciais contra a administração de Donald Trump para que o governo norte-americano acabe com as tarifas que consideram ser “ilegais” impostas a algumas peças que têm de ser importadas da China.

A Tesla, Volvo, Ford e Mercedes-Benz assinam esses processos judiciais contra o governo de Trump, avança o “The Guardian”.

Os processos entraram esta semana no sistema judicial de Nova Iorque, e visam acabar com as tarifas de 25% impostas a algumas peças automóveis produzidas na China, uma vez que a maior parte dos fabricantes utiliza mão de obra chinesa por ser mais barata que nos Estados Unidos ou na Europa. Na ação imposta pela Tesla no Tribunal do Comércio Internacional, a fabricante apontou que estes impostos era “arbitrários, caprichosos e um abuso de poder”.

O processo dos fabricantes automóveis colocam o representante comercial dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, no banco dos réus. De acordo com o “The Guardian”, Lighthizer recusou um pedido de isenção de tarifas por parte da Tesla que envolviam computadores e ecrãs importados da China para o Model 3, sendo que a fabricante de Elon Musk admitiu sair prejudicada por ter de pagar custos mais elevados pelos componentes automóveis, algo que afeta diretamente o consumidor devido à fraca margem de lucro da empresa.

Na ação da Mercedes, a fabricante acusação o governo de Trump de “perseguir uma guerra comercial sem precedentes e sem limites, com um impacto superior a 500 mil milhões de dólares [429,3 mil milhões de euros] em importações da República Popular da China”. A Mercedes-Benz argumentou também no processo que a lei dos Estados Unidos  “não confere autoridade aos réus para litigar uma vasta guerra comercial por qualquer meio e tempo que desejem”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.