[weglot_switcher]

Tesla já vende mais que a Nissan e Audi em Portugal

Só no primeiro trimestre deste ano, e no que diz respeito ao mercado português, a Tesla ficou a pouco mais de 500 vendas de igualar o total de veículos matriculados em 2022.
4 Abril 2023, 13h02

A Tesla, marca de automóveis 100% elétricos, já superou as vendas de marcas como a Nissan e a Audi em Portugal, de acordo com números da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) referentes ao primeiro trimestre deste ano. A marca matriculou 2.096 automóveis em Portugal, numa subida homóloga de 281,1%, de acordo com os dados divulgados pela ACAP.

No total do ano passado, o construtor automóvel liderado por Elon Musk matriculou 2.616 automóveis, o que significa que a marca ficou a apenas 520 matrículas de superar já no primeiro trimestre deste ano o total de vendas do ano passado. Entre 2021 e 2022, a marca cresceu 73,5% em termos de matrículas, o que significa que, mantendo o ritmo acelerado observado no primeiro trimestre, rapidamente irá atingir novos recordes.

O número recorde atingido no primeiro trimestre chega depois da empresa assumir o corte do preço de alguns modelos no mercado nacional no início do ano. Por exemplo, a Tesla cortou o preço do Model 3 em dez mil euros, enquanto no Model Y realizou cortes na ordem dos três mil a 13 mil euros.

Em termos mensais, a Tesla matriculou 990 unidades em março, num crescimento homólogo de 126,5%.

Apesar de ficar atrás de marcas com grande tradição em Portugal (Volkswagen, BMW, Mercedes-Benz e Renault), a Tesla situou-se na 11ª posição de matrículas automóveis. Mantendo o ritmo de crescimento, a Tesla rapidamente deve ultrapassar as marcas que se encontram a curta distância: Opel, Seat e Citroen, numa diferença de 183, 253 e 605 matrículas nos primeiros três meses do ano.

Ora, se a criação de matrícula automóvel significa vendas, a Tesla já vende que algumas marcas mais próximas do consumidor português. A Ford vendeu 1.992 automóveis, a Nissan um total de 1.853, a Fiat matriculou 1.747 e a Audi 1.066 automóveis, significando que ficaram abaixo da Tesla no primeiro trimestre e também no mês de março.

Por sua vez, a Peugeot manteve marcação cerrada ao primeiro lugar do número de matrículas no primeiro trimestre e no último mês, tendo matriculado 6.109 e 2.534 automóveis, respetivamente.

Tesla lidera segmento elétrico

O único segmento que a Tesla conhece é aquele onde é líder. Ainda que outras marcas apresentem um crescimento mensal e trimestral superior, a Tesla é a marca que matriculou e vendeu mais carros no que trata o segmento elétrico, uma vez que os dados que apresenta se referem unicamente aos elétricos.

Neste segmento, a BMW colocou-se na segunda posição em termos trimestrais, tendo vendido 738 automóveis, num aumento de 177,4%, notando que a aposta está a resultar. A marca alemã vendeu 278 unidades no terceiro mês do ano.

A Volkswagen vendeu menos unidades em março (231) mas conseguiu crescer 477,5% em termos mensais, enquanto no primeiro trimestre apresentou um aumento de vendas na ordem dos 558%, depois de ter matriculado 579 unidades.

Aqui, a Peugeot coloca-se em sexto lugar, tendo matriculado 222 unidades em março, um aumento de 85%, e vendido 489 automóveis no primeiro trimestre do ano, num crescimento de 42,2%.

Mas a principal surpresa vai para os 92 veículos matriculados pela Mazda no primeiro trimestre, com um crescimento de 1.433,3%. Em termos mensais não é possível obter uma comparação com março de 2022 devido à falta de vendas elétricas, ainda que tenha vendido 34 automóveis no terceiro mês de 2023.

Também a Aiways, que entrou no mercado nacional no ano passado, matriculou 24 unidades entre janeiro e março de 2023, um aumento de 1.100% em relação ao período homólogo, enquanto vendeu sete automóveis em março.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.