Tesla pede empréstimo de 1,3 mil milhões de euros a bancos chineses para nova fábrica

A taxa de juros do novo empréstimo vem com uma taxa de juros de 90% de um ano chinês. De acordo com a ‘Reuters’, os bancos chineses só concedem esta taxa aos seus melhores clientes. 

A mais conhecida fabricante de veículos elétricos, Tesla, e um grupo de bancos na China revelaram um novo acordo de 10 mil milhões de yuans (1,3 mil milhões de euros), em que era facilitado um empréstimo para ser pago em cinco anos, para a construção de uma nova fábrica de automóveis elétricos em Shanghai, noticia a ‘Reuters’ esta segunda-feira.

China Construction Bank, Banco Agrícola da China e Banco Industrial, Comercial da China e Shanghai Pudong Development Bank são apenas alguns dos bancos que concordaram conceder apoio financeiro à empresa liderada por Elon Musk, assumiu uma fonte à ‘Reuters’.

No início do ano, os bancos chineses estavam a oferecer à Tesla, uma facilidade de pagamento de 12 meses, até 3,5 mil milhões de yuans (450 milhões de euros). Segundo um documento apresentado pela Tesla à CMVM dos Estados Unidos, a data limite de pagamento é até 4 de março de 2020.

A publicação avança que este novo empréstimo vai ser utilizado para pagar a dívida anterior de 450 milhões de euros, bem como na nova fábrica e nas operações que a Tesla vai desenvolver.

A taxa de juros do novo empréstimo vem com uma taxa de juros de 90% de um ano chinês. De acordo com a ‘Reuters’, os bancos chineses só concedem esta taxa aos seus melhores clientes.

A empresa de Elon Musk inaugurou a fábrica de Shanghai em janeiro deste ano, sendo que o objetivo é fabricar mil veículos Model 3 por semana, até ao fim do ano. Esta fábrica é a primeira fora do território norte-americano, sendo a peça central para aumentar as vendas no maior mercado automóvel do mundo, evitando ainda as taxas de importação elevadas aplicadas aos carros produzidos nos EUA.

Relacionadas

Cybertruck da Tesla não cumpre regras europeias de segurança

O veículo da empresa norte-americana não iria passar no crivo de segurança de Bruxelas, caso fosse submetido.

Elon Musk explica por que vidros “inquebráveis” partiram na apresentação do Cybertruck

Cibernauta confrontou CEO da Tesla. Outros testes verificaram que o material utilizado na construção é efetivamente seguro e rígido para ser utilizado na estrutura.

Elon Musk diz que Tesla já recebeu 200 mil encomendas da “Cybertruck”

O empresário norte-americano tem publicado na rede Twitter o número de reservas da ‘sua’ nova pick-up elétrica.

Cybertruck. Será este o truque (in)falível de Elon Musk para aumentar receitas?

O veículo, com um design disruptivo e futurista, foi apresentado como resistente mas não resistiu a um teste ao qual foi submetido na sua apresentação.
Recomendadas

Saiba em que situações um veículo pode ser apreendido

É preciso reconhecer que a apreensão do veículo é diferente da remoção. Embora em ambas as situações o veículo possa ser retirado da via pública pela polícia, existem situações que distinguem estas duas ações.

Caramulo Motorfestival. Assista aqui

Assista em direto na JE TV à transmissão do Caramulo Motorfestival – Festival Internacional de Automóveis Clássicos e Desportivos, que decorre este fim de semana (2 a 4 de setembro) e que conta com o Jornal Económico como media partner.

Número de veículos eléctricos matriculados em Portugal aumentou 40,3% em agosto

Entre janeiro e agosto de 2022, foram matriculados em Portugal 36.469 veículos elétricos, representando um aumento de 20,5% face a igual período do ano anterior.
Comentários