Tesla pondera comprar fábricas da General Motors

A confirmar-se, não seria a primeira vez que a Tesla compra fábricas à GM. A principal fábrica de produção da construtora automóvel de Elon Musk fica em Fremont, no estado da Califórnia, era da GM.

Elon Musk, CEO e fundador da Tesla, pondera adquirir as fábricas que a General Motors (GM) pretende encerrar nos Estados Unidos, notícia a CNBC. Entrevistado no programa norte-americano, “60 minutos”, no qual o CEO  falou sobre o comportamento “errático” durante o verão que lhe valeu a perda do cargo de chairman da Tesla, Elon Musk admitiu que “é possível que a Tesla esteja interessada”.

“Se eles [a GM] venderem ou não utilizarem as fábricas, a Tesla poderá comprar”, disse Elon Musk.

No final de novembro, a GM, para executar a estratégia de focar-se na produção de camiões e SUV (da sigla inglesa, Sport Utility Vehicles), acompanhando as tendências da procura norte-americana, revelou planos para reduzir os custos operacionais e que passam pelo encerramento de cinco fábricas e de despedir cerca de 14.000 trabalhadores.

As fábricas visadas pela GM situam-se nos estados do Ohio, Michigan, Maryland e ainda na província canadiana de Ontario.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/tesla-1/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”709″ slug=”tesla-1″ thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/tesla-1/thumbnail?version=1541596478917&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

O encerramento das fábricas da GM constituem uma oportunidade para a Tesla. Aliás, em 2010, a Tesla comprou uma fábrica da GM em Fremont, no estado da Califórnia, onde se situa atualmente a fábrica de produção principal da Tesla.

A construtora elétrica tem sentido dificuldades em acelerar a produção do sedan elétrico, o Modelo 3 da Tesla. A empresa construiu outra linha de montagem, com a estrutura de uma tenda, perto da fábrica de Fremont, aumentando a produção em 50%.

 

 

Relacionadas

Apple condenada de violar patentes na China. Proibida a venda de sete modelos de iPhone

A fabricante de chips ganhou uma ação judicial contra a Apple que está impedida de vender vários modelos de iPhones na China. Qualcomm acusa a Apple de beneficiar da propriedade intelectual da fabricante de chips sem recompensar.

General Motors vai encerrar sete fábricas em 2019

Entre as fábricas visadas, encontra-a a fábrica em Oshawa, no Canadá, onde se situa a sede da General Motors, onde já trabalharam cerca de 40 mil pessoas. A decisão está inserida numa estratégia de corte dos custos para fazer face ao abrandamento da economia norte-americana e aos impactos da guerra comercial.

General Motors passa de prejuízos a lucros no terceiro trimestre

No mesmo período de 2017, a GM tinha registado perdas de 2.981 milhões de dólares devido aos encargos com a venda da Opel/Vauxhall ao grupo PSA.
Recomendadas

CGD vai continuar com uma posição de capital acima da média da Europa, diz Paulo Macedo

O presidente da Comissão Executiva da CGD disse hoje que o banco vai continuar com uma das maiores redes de agências e com uma posição de capital acima da média da Europa e acima dos bancos portugueses.

Alliance Healthcare tem um novo CEO

Paulo Clímaco Lilaia é o novo CEO da Alliance Healthcare, anunciou a empresa que  armazena e distribui produtos farmacêuticos, em comunicado.

Unicórnio Feedzai nomeia David Henshall para o conselho de administração

O antigo presidente e CEO da norte-americana Citrix Systems juntou-se à gestão da empresa liderada por Nuno Sebastião, conhecida pela sua plataforma digital de gestão de risco e fraude financeira.
Comentários