[weglot_switcher]

Tesouro vai ao mercado trocar dívida por maturidades mais longas

O IGCP vai recomprar esta quarta-feira Obrigações com prazos em 2019 e 2020. Em contrapartida, vende títulos a cinco e 10 anos. O anúncio acontece no mesmo dia em que Mourinho Félix informou os ministros das Finanças da UE que Portugal vai fazer mais um reembolso antecipado antecipado ao FMI de 500 milhões de euros este ano.
  • D.R.
5 Dezembro 2017, 15h13

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, o IGCP, vai esta quarta-feira ao mercado trocar dívida. O objetivo é recomprar obrigações com maturidades mais curtas e oferecer em trocar títulos mais longos para estender o prazo média da dívida pública nacional, numa altura em que os juros da República benchmark negoceiam abaixo dos 2% há mais de um mês.

“O IGCP vai realizar uma oferta de troca de Obrigações do Tesouro no dia 6 de dezembro de 2017”, anunciou a agência, sobre a operação, que vai acontecer às 10 horas.

O Tesouro vai recomprar Obrigações do Tesouro (OT) com maturidade a 14 de junho de 2019 e um cupão de 4,75% e ainda OT com prazo em 15 de junho de 2020 e cupão de 4,80%. Em troca, vende OT com maturidade em 17 de outubro de 2022, com cupão de 2,2%, e em 14 de abril de 2027, com cupão de 4,125%.

O anúncio acontece no mesmo dia em que o secretário de Estado das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, informou os ministros das Finanças da União Europeia, em Bruxelas, que Portugal vai pagar antecipadamente ao Fundo Monetário Internacional (FMI) até final do ano “pelo menos” mais 500 milhões de euros.

“No fim da reunião, tive oportunidade de informar os meus colegas de que Portugal pretende ainda este ano fazer um pagamento ao FMI de pelo menos 500 milhões de euros”, indicou, no final do Conselho Ecofin, no qual representou Portugal, citado pela agência Lusa.

A política de reembolsos antecipados ao FMI “contribui para reduzir a dívida, reduzir o custo dessa dívida e robustecer aquilo que é a evolução dos indicadores e desse indicador tão importante que tem sido o rácio da dívida pública”, completou Mourinho Félix.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.