[weglot_switcher]

Testagem a professores e funcionários nas escolas revela 2.700 casos no arranque do segundo período (com áudio)

O Ministério da Educação comunica esta segunda-feira, 24 de janeiro, que a testagem a pessoal docente e não docente mostra uma taxa de positividade abaixo de 1,79%.
24 Janeiro 2022, 19h25

A testagem realizada a docentes e não docentes neste arranque do segundo período revela uma taxa de positividade de 1,79%, correspondendo a cerca de 2.700 casos positivos nos cerca de 5.400 estabelecimentos de educação e ensino de norte a sul do país.

A testagem, determinada pela autoridade de saúde e operacionalizada pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, incluiu a realização de cerca de 150 mil testes a docentes e não docentes, um número inferior ao do primeiro período letivo, quando foram realizados 180 mil testes e também inferior ao universo total, que é de 220 mil. Razão? As normas da Direção Geral de Saúde (DGS) em vigor desaconselham a testagem a quem esteve infetado nos últimos 180 dias.

O Ministério da Educação adianta também que, nos próximos dias ainda serão realizados testes pontuais, num conjunto muito reduzido de escolas, os quais não puderam ocorrer por limitações das equipas de testagem dos laboratórios, também a braços com situações de isolamentos, bem como pelo elevado número de solicitações em todo o país.

O rastreio é facultativo e independente dos testes realizados “por motivo de investigação de casos, contactos e/ou surtos na comunidade escolar”, bem como dos quatro testes mensais que cada cidadão pode realizar, gratuitamente, nas farmácias ou laboratórios.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.