Teste de personalidade leva Brasil a multar Facebook em 1,4 milhões de euros

Foi identificada uma violação nos termos de uso da plataforma através da aplicação ‘thisisyourdigitallife’, que consistia num teste de personalidade e que oferecia aos utlizadores previsões do futuro com base no conteúdo publicado pelos utilizadores na rede social.

O Ministério da Justiça anunciou, esta segunda-feira, que multou a gigante tecnológica em 6,6 milhões de reais (1,4 milhões de euros) por partilhar indevidamente os dados de 443 mil utilizadores brasileiros através da app “thisisyourdigitallife”, um teste de personalidade que oferecia aos utilizadores previsões do futuro com base no conteúdo publicado pelos utilizadores na rede social.

Esta não é a primeira vez que os dados dos utilizadores desta rede social são expostos. Ao todo, as informações de 87 milhões de utilizadores foram usadas pelo Cambridge Analytica, uma consultora de marketing político, em abril do ano passado, sendo que desses 87, 70 milhões eram utilizadores norte-americanos. Na semana passada, outros 267 milhões de utilizadores foram afetados por problemas no sistema de segurança da rede social.

Facebook: Nova fuga terá exposto dados pessoais de 267 milhões de utilizadores

Segundo um comunicado emitido pela entidade governamental da justiça, as informações foram partilhadas de forma “questionável”, acrescentando ainda que a maior rede social do mundo falhou em fornecer aos utilizadores informações adequadas sobre as configurações de privacidade padrão, particularmente relacionadas a dados de “amigos” e “amigos de amigos”.

De acordo com o processo, as informações dos utilizadores brasileiros foram “parar às mãos erradas e ficaram, no mínimo, submetidos a risco concreto (e não meramente abstrato) de serem tratados para finalidades não consentidas”, cita a Globo.

Cerca de 270 mil pessoas fizeram o download da aplicação e conectaram-se à plataforma através das contas do Facebook. O programa conseguiu ter acesso não só aos dados desses utilizadores, mas também dos amigos. Com isso, conseguiu chegar a informações de milhões de contas.

Segundo o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), as empresas Facebook Inc. e Facebook Serviços Online do Brasil Ltda têm agora 10 dias para recorrer à notificação, caso contrário deverão pagar a multa ao fim de 30 dias.

 

Recomendadas

Caixa realiza Simulacro anual no edifício Sede

“O exercício teve a participação de 3 mil pessoas que se encontravam no edifício à hora do simulacro”, diz a CGD.  

Sindicato diz que contraproposta de aumentos salariais da Altice fica aquém do pretendido

A proposta da Altice consiste num aumento de 2% para valores base abaixo de 1.300 euros, garantindo um vencimento mínimo de 800 euros e de 1% para valores base entre os 1.300 euros e os 2.300 euros.

Anchorage Digital renova escritório do Porto porque “equipa em Portugal tem crescido muito”

A tecnológica liderada por Diogo Mónica, que está a comemorar cinco anos no negócio dos criptoativos, vai reabrir as portas do espaço que tem na cidade Invicta na próxima semana.
Comentários