Têxtil exportou 4,6 mil milhões em 2014. Galiza é um dos principais clientes

O valor das exportações portuguesas no setor têxtil e do vestuário ascendeu, em 2014, a 4,6 mil milhões de euros, tendo a Galiza sido um dos principais clientes, com compras avaliadas em mais de mil milhões de euros, foi hoje divulgado. Segundo o presidente da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), João Costa, Espanha […]

O valor das exportações portuguesas no setor têxtil e do vestuário ascendeu, em 2014, a 4,6 mil milhões de euros, tendo a Galiza sido um dos principais clientes, com compras avaliadas em mais de mil milhões de euros, foi hoje divulgado.

Segundo o presidente da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), João Costa, Espanha foi, em 2014, o destino de mais de 30 por cento das exportações portuguesas do setor, num valor de 1,5 mil milhões de euros.

“Deste valor, mil milhões de euros referem-se a exportações para a Galiza”, referiu, destacando entre os clientes a Inditex, um grupo com sede em Arteixo, na Corunha, composto por centenas de empresas da área do design, fabrico e distribuição de produtos têxteis.

João Costa falava durante uma visita de empresários têxteis da Galiza ao Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE), em Vila Nova de Famalicão.

Organizada pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Galiza-Norte de Portugal, a jornada incluiu ainda visitas a duas empresas têxteis do Minho.

“O objetivo é fortalecer o ‘cluster’ têxtil-moda transfronteiriço”, explicou o secretário-geral da Confederação das Indústrias Têxteis da Galiza, Alberto Rocha Guisande, sublinhando que esta é uma parceria que “já vem de há muitos anos”.

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Emídio Gomes, referiu que o têxtil “é um setor prioritário” nas relações económicas com a Galiza.

“O que nos motiva é ajudar a economia”, afirmou.

Posição partilhada pelo presidente do Instituto Galego de Promoção Económica, Abel Veiga, que apontou Portugal como “o sócio prioritário” daquela região autónoma de Espanha.

Ainda no decorrer do primeiro trimestre deste ano, empresários portugueses do têxtil e vestuário retribuirão esta visita dos galegos.

OJE/Lusa

Recomendadas

Euro valoriza e aproxima-se dos 1,08 dólares

O euro subiu hoje e aproximou-se do patamar de 1,08 dólares, após um aumento da tolerância ao risco nos mercados, depois de dias de tensão, graças às medidas de apoio ao sistema financeiro global.

“É algo novo a nível nacional”, diz presidente do IAPMEI sobre agendas mobilizadoras do PRR

Luís Filipe Guerreiro lamentou que “muitos velhos do Restelo” não tivessem acreditado na obrigação de ter as empresas a trabalhar com os centros tecnológicos por pouco mais de 900 mil euros, o valor que, primeiramente, estava associado a estes projetos cofinaciados por privados e pelo Plano de Recuperação e Resiliência. “Neste momento estamos no triplo”, frisou.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta terça-feira.