[weglot_switcher]

‘The New Art Fest’ vai digitalizar Lisboa

Até dia 10 a realidade aumentada e a arte digital vão andar pelas ruas de Lisboa, e participar na Web Summit.
2 Novembro 2016, 10h47

O ‘The New Art Fest’ vai estar nas ruas de Lisboa com as iniciativas ‘Second City’ e ‘Bit Street’, até dia 10, em que  junta arte e tecnologia. Por exemplo, se entrar na livraria Sá da Costa, no Chiado, vai encontrar um livro de Fernando Pessoa a que apontar o telemóvel e abre a aplicação Layar. A partir daí pode fechar os olhos e viajar ao som da voz de João Villaret a declamar o poema ‘Tabacaria’, de Álvaro de Campos.

O objetivo da ‘Secon City’, segundo o diretor artístico do festival, António Cerveira Pinto, em declarações ao Diário de Notícias, é “lançar a discussão de até que ponto é possível criar uma espécie de segunda cidade virtual, composta de sons, imagens, etc., em que o menu de entrada não é o do meu computador ou telemóvel, mas o da própria cidade. São as próprias esquinas, os próprios elementos da cidade que podem transformar-se numa espécie de portas da perceção”.

A livraria Sá da Costa será um dos vários pontos de realidade aumentada deste festival, mas atreva-se a passear pela Praça Luís de Camões e a espreitar para a montra da loja Diesel. Vai encontrar um painel digital com uma obra de Miguel Palma, um dos cerca de 40 artistas participantes. Na Vista Alegre está Carlos Noronha Feio. Aqui a iniciativa é a ‘Bit Street’, que espalha painéis digitais pela zona do Chiado e ecrãs na entrada do Mercado da Ribeira, onde estará um vídeo a 360º de Axel Morin.

O Festival vai, também, marcar presença na Web Summit com três obras, de artistas portugueses, no pavilhão da conferência de tecnologia. “Uma instalação interativa de realidade virtual de André Sier e um vídeo de Margarida Sardinha”, diz  António Cerveira Pinto.

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência recebe  uma exposição e projeções audiovisuais, e dia 10 um seminário sobre arte cognitiva avançada com o artista Rudolfo Quintas. E, esta sexta feira, à noite, Alexandra Cárdenas e Ryan Kirkbride vão estar no Time Out Studio, no Mercado da Ribeira, com música em tempo real, numa performance de live coding .

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.