[weglot_switcher]

“The New York Times” identifica congressistas lusodescendentes como “pessoas de cor”

Devin Nunes, Jim Costa e Lori Loureiro Trahan, todos descendentes de imigrantes açorianos, foram considerados hispânicos, pois o diário norte-americano englobou nessa categoria quem tenha “origem ou cultura espanhola ou portuguesa, seja qual for a sua raça”.
  • Devin Nunes
11 Setembro 2020, 18h47

Um artigo do “The New York Times” sobre a diversidade racial nos cargos de poder nos Estados Unidos, onde se pode ler que 80% dos seus detentores continuam a ser brancos, indica que os congressistas lusodescendentes Devin Nunes, Jim Costa e Lori Loureiro Trahan são “pessoas de cor”.

Segundo o texto “Faces of Power: 80% Are White, Even as U.S. Becomes More Diverse”, que apresenta os rostos das “922 pessoas mais poderosas da América” no site do diário norte-americano, apenas 180 são “pessoas de cor”. A lista inclui os membros do governo federal dos Estados Unidos, os governadores dos 50 estados, os 100 senadores e os 431 congressistas atualmente em funções. Incluindo o republicano Devin Nunes e o democrata Jim Costa, ambos eleitos pela Califórnia e que são descendentes de imigrantes açorianos, tal como a democrata Lori Loureiro Trahan, que representa um círculo do estado do Massachusetts.

O “The New York Times” adverte no final do trabalho que as “pessoas que são hispânicas foram definidas como aqueles de origem ou cultura espanhola ou portuguesa, seja qual for a sua raça”, justificando assim a escolha de os juntar a negros, asiáticos e latino-americanos como “pessoas de cor” que se destacam por entre o domínio dos brancos nas posições de poder nos Estados Unidos.

Além dos responsáveis políticos, a lista engloba as principais patentes militares, os chefes dos maiores departamentos policiais e procuradorias, os responsáveis pelos maiores estúdios de cinema, estações de televisão e equipas desportivas, bem como os CEO das principal empresas da Bolsa de Nova Iorque.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.