[weglot_switcher]

Theramex com subida de 300% nos custos pela crise dos contentores

Farmacêutica britânica não quis comprometer distribuição dos medicamentos devido à crise na cadeia de abastecimento e optou pelo transporte aéreo dos fármacos em detrimento do marítimo.
8 Janeiro 2022, 12h00

A farmacêutica britânica Theramex, que encetou um plano de expansão para Portugal em plena pandemia, alerta que a crise na cadeia de abastecimento está a ter impacto nas contas do sector, porque as empresas não podem arriscar que os medicamentos fiquem presos em contentores nos portos ou em navios parados devido a surtos.

“Optámos pelo transporte aéreo, porque a diferença de valor já não é assim tão grande. Estamos a trazer a mercadoria de avião com 300% mais custo de abastecimento”, disse ao Jornal Económico (JE) o diretor geral da Theramex em Portugal e Espanha. “A subida do transporte marítimo foi de entre os 100% e os 150%, o que tem um impacto direto no custo de todas as matérias-primas, que normalmente vêm da Ásia. O impacto não foi só na quantidade das mercadorias como nos preços dos fabricantes, sendo que nas farmacêuticas os valores dos medicamentos que temos estão praticamente todos regulados”, explica Javier Carpintero.

 

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.