[weglot_switcher]

Theresa May: “Stephen Hawking foi uma mente brilhante e extraordinária”

“A sua coragem, humor e determinação para tirar o máximo proveito da vida foi uma inspiração. O seu legado não será esquecido”, garantiu a primeira-ministra britânica. O cientista britânico faleceu na madrugada desta quarta-feira, 14 de março, aos 76 anos.
14 Março 2018, 08h57

A primeira-ministra britânica, Theresa May, escreveu as suas primeiras palavras de tributo a Stephen Hawking na rede social Twitter, recordando a sua “mente brilhante e extraordinária”, “coragem, humor e determinação”.

“O professor Stephen Hawking era uma mente brilhante e extraordinária – um dos grandes cientistas da sua geração. A sua coragem, humor e determinação para tirar o máximo proveito da vida foi uma inspiração. O seu legado não será esquecido”, lembrou a governante.

O cientista britânico faleceu na madrugada desta quarta-feira, 14 de março, aos 76 anos. O físico morreu pacificamente na sua casa, em Cambridge, segundo a informação transmitida pela família à imprensa local. “Estamos profundamente tristes com a morte, hoje, do nosso adorado pai. Foi um grande cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado permanecerão por muitos anos”, escreveram os filhos do cientista, Lucy, Robert e Tim, num texto divulgado pelas agências noticiosas.

Stephen Hawking ficou famoso pelo seu trabalho sobre os buracos negros e a relatividade. Em 1985, uma grave pneumonia deixou-o a respirar por um tubo, forçando-o, desde então, a comunicar através de um sintetizador de voz eletrónico. Publicado em 2014, o filme “The Theory of Everything” (“A Teoria de Tudo”), retrata a sua vida e carreira académica.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.