[weglot_switcher]

TikTok foi a marca global com o crescimento mais rápido no último ano (com áudio)

A aplicação de vídeos curtos conquistou o público mais novo durante os sucessivos confinamentos mundiais através de danças ou de imitações de reality shows como as Kardashians.
  • tik tok
26 Janeiro 2022, 09h55

No último ano, mesmo após todas as acusações à empresa chinesa, o TikTok conseguiu tornar-se a marca com o crescimento mais rápido, revela o relatório anual “Brand Finance Global 500 2022 ranking“.

“Com um surpreendente crescimento de 215%, a app de entretenimento passou de 18,7 mil milhões de dólares [16,56 mil milhões de euros] em 2021 para 59 mil milhões de dólares [52,27 mil milhões de euros] este ano”, escreve o relatório. Assim, e devido à explosão do seu valor comercial, a marca situou-se no 18º lugar da lista entre as 500 marcas mais valiosas.

A aplicação de vídeos curtos conquistou o público mais novo durante os sucessivos confinamentos mundiais através de danças ou de imitações de reality shows como as Kardashians. Entre conhecidos e desconhecidos, houve nomes que ficaram famosos devido a esta aplicação de origem chinesa, como é o caso das irmãs D’Amelio.

@joejonas

?

♬ original sound – dashcity

“Com as restrições de Covid-10 ainda em vigor no mundo ao longo de 2021, os serviços de entretenimento digital, redes sociais e streaming tiveram um crescimento contínuo, e a ascensão do TikTok é a prova de como o consumo está a alterar-se”, adianta o boletim.

Ao ser uma aplicação mais dirigida à geração Z (1997-2012), o TikTok mostrou que podia ser utilizada por mais população quando foi um dos patrocinadores oficiais do Euro2020. Além de ter ultrapassado a marca de mil milhões de utilizadores, tornou-se também a aplicação com mais downloads da Google Play e da App Store.

@charlidamelio

#duet with @th0mps0ns she is too cute i had to dance with her!!! dc @chrisurteaga

♬ Silk Sonic Intro – Bruno Mars & Anderson .Paak & Silk Sonic

O relatório adianta que empresas de media estão entre as marcas com o maior crescimento, destacando-se o Snapchat com uma subida de 184% para 6,6 mil milhões de dólares (5,8 mil milhões de euros) e a coreana Kakao ao crescer 161% para 4,7 mil milhões de dólares (4,2 mil milhões de euros).

Além destas plataformas de diversão, os serviços de streaming também se destacaram pelo crescimento. A Disney foi a marca que menos crescimento registou mas é a que tem a avaliação superior para 57 mil milhões de dólares (50,5 mil milhões de euros), seguindo-se o crescimento de 18% da Netflix para 29,4 mil milhões de dólares (22,06 mil milhões de euros), de 38% para 23,9 mil milhões de dólares (21,17 mil milhões de euros) do Youtube e de 13% para 6,3 mil milhões de dólares (5,58 mil milhões de euros) do Spotify.

Apesar destes crescimentos consideráveis, as empresas de media andam longe dos valores das empresas de tecnologia que, cumulativamente, têm um valor conjunto de 1,3 biliões de dólares (1,15 biliões de euros).

A Apple é a empresa que detém o título de marca com a maior avaliação, depois de um crescimento de 35% para um valor de 355,1 mil milhões de dólares (314,6 mil milhões de euros), sendo o maior valor já registado no ranking. Segue-lhe a Microsoft com uma avaliação de 184,2 mil milhões de dólares (163,2 mil milhões de euros), e o grupo Samsung a valer 107,3 mil milhões de dólares (95,06 mil milhões de euros).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.