[weglot_switcher]

Títulos do Tesouro ou Wall Street? Há 16 anos que a diferença de rentabilidade não era tão evidente

A explicar esta diferença está a subida das taxas de juro que faz com que a TAE da dívida do Tesouro norte-americano supere 4% em quase todos os prazos. Por outro lado, a rentabilidade potencial do índice S&P 500, o índice de referência nos EUA, é de 5,3%. Explicam os analistas que há 16 anos que o prémio de risco por investir em ações não era tão baixo
30 Maio 2023, 08h35

Investir em títulos do Tesouro norte-americano ou em Wall Street? Há 16 anos que investir em títulos do Tesouro não era tão atrativo em comparação com a bolsa norte-americana, estima esta terça-feira uma análise do jornal espanhol “Cínco Dias”.

A explicar esta diferença está a subida das taxas de juro que faz com que a TAE da dívida do Tesouro norte-americano supere 4% em quase todos os prazos. Por outro lado, a rentabilidade potencial do índice S&P 500, o índice de referência nos EUA, é de 5,3%. Explicam os analistas que há 16 anos que o prémio de risco por investir em ações não era tão baixo.

“A teoria do investimento baseia-se em destinar uma parte da carteira a produtos de rentabilidade variável uma vez que se obtém uma rentabilidade média muito superior à que se consegue na renda fixa. Na primeira, o maior risco é que o valor da cotada chegue a zero. Na segunda, que o emissor do título não devolva o dinheiro e declare falência, algo muito mais improvável”, explicam os especialistas a este jornal espanhol.

Explicam os analistas que com todo o atual processo de subida acelerada de taxas de juro por parte da Fed, acabou por mexer com algumas teorias de investimento. Os títulos do Tesouro norte-americano a um ano está a pagar uma rentabilidade de 5,26%, a 10 anos de 3,8% e a 20 anos de 4,15%. “Com estes números, quem quer a Bolsa entre os seus ativos?”, questionam os especialistas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.