[weglot_switcher]

Tommaso Valletti: “Os portugueses podem beneficiar da OPA chinesa à EDP”

A proposta da CTG ainda não chegou a Bruxelas mas Tommaso Vallentti, economista-chefe da Direção-Geral da Concorrência, diz ao Jornal Económico que quando receber o dossiê irá analisar o impacto no controlo de mercado, preços e investimento.
22 Junho 2018, 07h55

O investimento chinês em sectores-chave na Europa, como a energia, não é um problema em si mesmo, mas a falta de reciprocidade é algo que preocupa, segundo o economista-chefe da Direção-Geral da Concorrência (DGC), da Comissão Europeia. Numa entrevista ao Jornal Económico, à margem do Fórum BCE, que se realizou esta semana em Sintra, defendeu que não existe ainda um mercado verdadeiramente único.

Quais são atualmente as principais tendências na concorrência e consolidação na Europa?

Na DGC, fazemos normalmente três coisas: analisamos as principais fusões para garantir que essas operações de concentração não acabam por aumentar os preços ou reduzir a qualidade e a inovação para os clientes;_fazemos anti-trust, o que significa que, uma vez que uma empresa ganhou poder de mercado, queremos ter certeza de que não abusa do poder de mercado;_e a última coisa para que olhamos é o apoio estatal. Em Portugal, agora, se o Novo Banco falir, a forma como se reestrutura o banco e como o Estado coloca dinheiro no banco tem de seguir regras muito rígidas que nós supervisionamos.

Entrevista publicada na edição semanal do Jornal Económico. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.