[weglot_switcher]

Topo da agenda: o que não deve perder na economia e nos mercados esta semana

Em Portugal o INE revela esta semana os dados do comércio internacional, do desemprego e da inflação. Os índices de preços no consumidor também vão estar em destaque na Alemanha, em França e nos EUA esta sexta-feira. Na frente do resultados, a Walt Disney e a Time Inc divulgam números do trimestre na terça-feira.
  • Benoit Tessier/REUTERS
7 Agosto 2017, 07h05

Portugal: Comércio Internacional e Emprego em destaque

O meio da semana traz alguns dos principais indicadores económicos a nível nacional. O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga esta quarta-feira às 11 horas os números do comércio internacional relativos a junho. No mês anterior as exportações de bens aumentaram 15,4% e as importações subiram 22,4% face ao período homólogo, o que se repercutiu num agravamento do défice da balança comercial para 1,438 mil milhões de euros. À mesma hora, o INE apresenta ainda os dados de desemprego do segundo trimestre. A taxa de desemprego no final do primeiro trimestre estava nos 10,1%. Segundo os dados mensais do INE, calculados com outra metodologia e divulgados no início da semana passada, a taxa de desemprego em Portugal ficou em 9% em junho, abaixo da média da Zona Euro, cuja taxa de desemprego atingiu 9,1% naquele mês.

Olhos postos na inflação

Em tempo de sinais de viragem monetária em vários continentes, os números mensais da inflação ganham nova importância. Dado que os mandatos dos principais bancos centrais (BCE, Fed, Banco de Inglaterra, Banco do Japão) são definidos pelas metas da inflação e da estabilidade dos preços, essa atenção especial  – numa altura em que essas instituições ponderam reduzir os estímulos – não é surpreendente. Esta sexta-feira vamos ficar a conhecer a inflação de julho nos Estados Unidos, na Alemanha, em França e em Espanha, enquanto em Portugal o INE tem agendada a divulgação do Índice de Preços no Consumidor para quinta-feira.

Walt Disney animada

A época de resultados nos EUA já vai na segunda metade mas alguns dos pesos pesados ainda têm de apresentar os números do trimestre que terminou em junho. No caso da Walt Disney é na terça-feira, após o fecho dos mercados. A expetativa é que a empresa de media e entretenimento deverá apresentar uma subida nas receita, devido aos sucessos das últimas sequelas dos filmes Guardians of the Galaxy,  Pirates of the Caribbean e Cars. No entanto, segundo os analistas, a empresa continua a enfrentar dificuldades em responder aos investidores sobre como planeia fortalecer a ESPN, cadeia de canais de desporto que tem vindo a perde assinantes. Ainda no setor dos media, a Time Inc também apresenta resultados na terça-feira e a 21st Century Fox de Rupert Murdoch na quarta.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.