Topo da agenda: o que não pode perder esta semana

Listas de candidatos a deputados para as eleições legislativas, as séries longas da economia portuguesa ou os dividendos da Navigator são alguns dos temas em destaque esta semana.

Segunda-feira, 20 de dezembro

Evento em destaque: Data-limite para entregar listas de deputados às legislativas de 30 de Janeiro de 2022. Os partidos têm até hoje para entregar as suas listas de deputadas às eleições legislativas antecipadas que vão ter lugar daqui a pouco mais de um mês.

-Banco de Portugal apresenta relatório sobre Estabilidade Financeira

– INE divulga Contas Nacionais – Séries Longas para a Economia Portuguesa

-INE divulga índices de preços na produção industrial (novembro)

Terça-feira, 21 de dezembro

Evento em destaque: o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga a Síntese Económica de Conjuntura relativa a novembro.

-Atividade dos Transportes – Estatísticas rápidas do transporte aéreo (outubro)

Quarta-feira, 22 de dezembro

Evento em destaque: o INE divulga as estatísticas de rendas da habitação ao nível local, relativas ao terceiro trimestre.

-Banco de Portugal apresenta dados sobre a balança de pagamentos

-INE divulga estatísticas do ambiente (2020)

-INE divulga taxas de juro implícitas no crédito à habitação (novembro)

Quinta-feira, 23 de dezembro

Evento em destaque: Último dia para os investidores comprarem ações da Navigator a tempo de receber o dividendo antecipado de 0,0703 euros por ação a partir de 28 de dezembro. A companhia de pasta e papel anunciou na semana passada que iria distribuir antecipadamente 50 milhões de euros aos seus acionistas depois de ter registado lucros de 114 milhões de euros nos primeiros nove meses deste ano mais 52% face a igual período de 2020.

-Banco de Portugal divulga dados sobre o financiamento das administrações públicas e sobre o endividamento do sector não financeiro

-INE divulga Índice de Preços da Habitação (3º trimestre)

-INE divulga Contas Nacionais Trimestrais por Sector Institucional (3º trimestre)

Recomendadas

PRR: Inspeção-Geral de Finanças já deu parecer positivo a pagamento da 2.ª tranche

A Inspeção-Geral das Finanças (IGF) deu parecer positivo ao pagamento da segunda tranche do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor de cerca de dois mil milhões de euros, seguindo agora o pedido de Portugal para Bruxelas.

Pais com “maior dificuldade” em pagar as despesas escolares dos filhos, alerta Deco

Estudo da Deco Proteste revela que os pais estão com maior dificuldade em pagar as despesas escolares dos filhos este ano. Mais de metade dos agregados familiares afirmam estar com mais dificuldades em fazer face aos custos com a escola dos filhos. E 42% conseguem pagar a maioria das despesas, mas não todas. Já quase três em cada dez confessam ser impossível enfrentar alguns gastos.

“Guerra fiscal” em Espanha provoca descida de impostos e nova taxa sobre fortunas

Espanha assiste estes dias a uma “guerra fiscal”, com governos regionais a anunciarem descidas e abolições de impostos a que o executivo nacional vai responder com um “pacote fiscal” que cria um imposto temporário sobre grandes fortunas.
Comentários