Topo da agenda: o que não pode perder esta semana

De segunda-feira, dia em que a chega o primeiro lote de vacinas pediátricas contra a Covid-19 a Portugal, até sexta-feira, altura em que serão revelados os dados da inflação na zona euro.

Segunda-feira, 13 de dezembro

Evento em destaque: Chegada do primeiro lote de vacinas para crianças a Portugal

Esta segunda-feira fica marcada pela chegada a Portugal do primeiro lote de vacinas pediátricas contra a Covid-19. O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, o presidente do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, Rui Ivo, e o presidente do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH), Paulo Sousa, acompanham a chegada do primeiro lote, às 7.45 horas, no Polo Logístico e Industrial de Arazede, em Montemor-o-Velho. A vacinação das crianças dos cinco aos 11 anos começa no fim de semana de 18 e 19 de dezembro.

Para hoje também está agendada a divulgação do relatório mensal da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) que fornece uma análise detalhada dos principais desenvolvimentos que impactam as tendências do mercado de petróleo na procura mundial de petróleo, abastecimento e balanço do mercado de petróleo. Na última semana os valores do petróleo registaram o maior ganho semanal desde o final de agosto, com o sentimento do mercado impulsionado pelo alívio das preocupações sobre o impacto da nova variante do coronavírus, Ómicron, no crescimento económico global e na procura de combustível.

Outros eventos em foco:

  • Eurostat: Taxas de juro (últimos três meses)
  • INE: Índices de Produção, Emprego, Remunerações na Construção
  • Índices de Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas nos Serviços

Terça-feira, 14 de dezembro

Evento em destaque: Inflação em Portugal

Em novembro a taxa de inflação apontava para uma subida de 2,6%, face a 1,8% em outubro motivada pelo aumento dos preços no sector da energia.

Lá por fora destaque para os dados sobre o desemprego no Reino Unido, com as previsões dos analistas a apontarem para que este se fixe nos 4,4%.

Outros eventos em foco:

  • INE: Construção: Obras Licenciadas e Concluídas
  • Eurostat: Produção industrial

Quarta-feira, 15 de dezembro

Evento em destaque: Fed arranca última reunião do ano

No dia de hoje o presidente da Reserva Federal norte-americana, Jerome Powell, fará uma atualização das projeções económicas para 2022, além de explicar a estratégia para a compra da dívida e os juros nos Estados Unidos, naquela que é a última reunião de política monetária deste ano.

Esta quarta-feira destaque também para os dados sobre a inflação no Reino Unido, com as estimativas a apontarem para um aumento de 0,5%, face ao mês de outubro fixando-se nos 4,7%.

Outros eventos em foco:

  • Eurostat: Taxa de emprego
  • INE: Paridades de Poder de Compra
  • INE: Anuários Estatísticos Regionais
  • INE: Contas Regionais – Dados provisórios
  • INE: Inquérito à Situação Financeira das Famílias
  • INE: Atividade Turística

Quinta-feira, 16 de dezembro

Evento em destaque: Novos pedidos de subsídio de desemprego na semana até 9 de dezembro nos Estados Unidos (EUA).

Na última semana os pedidos de subsídio de desemprego nos Estados Unidos registaram o valor mais baixo desde setembro de 1969, ao recuarem para 184 mil pedidos, sendo que os analistas estimavam que o número fosse de 228 mil.

Outros eventos em foco:

  • Eurostat: Bens de comércio internacional
  • Eurostat: índice de custo de trabalho
  • INE: Censos – 2021
  • INE: Estatísticas da Cultura
  • INE: Estatísticas do Comércio

Sexta-feira, 17 de dezembro

Evento em destaque: Inflação na zona euro

As estimativas rápidas indicam que a inflação na zona euro em novembro terá aumentado para 4,9%, em relação aos 4,1% do mês de outubro.

Outros eventos em foco:

  • Eurostat: Produção na construção
  • INE: Estatísticas Vitais – Dados mensais
  • INE: Rendimento e Condições de Vida
Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.

Bruxelas favorável a limite de preço para gás russo

“A Europa enfrenta a chantagem energética da Rússia, e a procura global de gás é mais elevada do que a oferta. Precisamos de trabalhar ao longo de toda a cadeia para enfrentar o desafio. Primeiro, temos de agir no ponto em que o gás entra no nosso mercado. Estamos a negociar com os nossos fornecedores fiáveis de gás de gasoduto. Se isto não trouxer resultados, então é possível um preço máximo”, declarou a comissária.

Governo reconhece necessidade de “valorizar salários” e espera acordo na Concertação Social

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares discursava no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, no âmbito da conferência “Em nome do futuro: os desafios da juventude”, organizada pela Santa Casa da Misericórdia e pela Rádio da Renascença.
Comentários