Topo da agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta semana

A reuniões europeias marcam a semana, com a do Conselho de Governadores do BCE na quinta-feira centrada na ‘recalibragem’ das ferramentas de política monetária. Tambén na quinta-feira começa um Conselho Europeu de dois dias para tentar desbloquear o veto da Hungria e da Polónia ao novo orçamento e fundo de recuperação. Nos mercados, a Airbnb faz o IPO na quarta-feira.

Forum BCE 2020 — Christine Lagarde
BCE

Segunda-feira, 7 de dezembro

Evento em destaque: Parlamento britânico discute legislação para Brexit sem acordo

A Camara dos Comuns vai discutir o Internal Market Bill, uma lei polémica que quando foi anunciada recolheu críticas da União Europeia por ir contra o acordo do Brexit assinado em janeiro e quebrar a lei internacional. Os Lordes entretanto emendaram a lei, removendo as cláusulas polémicas, mas o Governo quer reintegrá-las esta segunda-feira.

A proposta do Governo liderado por Boris Johnson irá colocar ainda mais tensões nas negociações entre Londres e Bruxelas para chegar a um acordo final sobre os termos do Brexit antes do prazo no fim do ano. No sábado, em comunicado conjunto, Johnson e Ursula von der Leyen anunciaram o recomeço das negociações no domingo, com um encontro telefónico entre os dois líderes marcado para o final da tarde de segunda-feira.

Outros eventos em foco:

  • INE divulga Estatísticas da Produção Industrial em 2019
  • Banco de Portugal divulga dados sobre mercados financeiros em novembro
  • China: balança de comércio em novembro

 

Terça-feira, 8 de dezembro

Evento em destaque: Índice de clima económico ZEW de dezembro na zona euro e Alemanha

Um índice de referência na avaliação do clima económico na zona euro , o ZEW compila as respostas de 350 analistas e economistas sobre as perpetivas. Após três quedas seguidas (de 73,9 em setembro até 32,8 em novembro) a projeção da Trade Economics é para uma nova descida em dezembro, para 32 pontos.

Sendo um índice compilado pelo Centro para a Pesquisa Económica Europeia, um órgão alemão, parte da análise foca-se na economia germânica. Neste caso, depois de duas descidas consecutivas, a expectativa é de uma ligeira melhoria, para 40 pontos dos 39 de novembro.

Outros eventos em foco:

  • Japão: PIB do terceiro trimestre, terceira leitura
  • UE: PIB do terceiro trimestre, leitura final
  • Brasil: Inflação em novembro

 

Quarta-feira, 9 de dezembro

Evento em destaque: Airbnb lança oferta publica inicial para entrar em bolsa

A gigante global de alojamento local registou em novembro o pedido de entrada em bolsa com uma oferta pública inicial (IPO na sigla em inglês) a realizar a 9 de dezembro (com negociação das ações a começar no dia seguinte). A empresa irá vender cerca de 55 milhões de ações e começará a cotar a um preço por ação entre os 44 dólares e os 50 dólares, numa operação que deverá avaliar a empresa em perto de 35 mil milhões de dólares e levantar 2,5 mil milhões de dólares para a empresa.

A entrada em bolsa da empresa (que tem 5,6 milhões de listagens ativas, mais de quatro milhões de hosts em mais de 200 países) é há muito tempo alvo de especulação, mas o timing tem sido questionado por alguns analistas. Após as receitas ter atingido um recorde de 4,8 mil milhões de dólares em 2019, a pandemia teve um impacto significativo, e este ano as receitas caíram para 2,52 mil milhões até à data. A melhoria no terceiro trimestre, com receitas de 1,34 mil milhões, poderá ser o sinal encorajador que os investidores procuram.

Outros eventos em foco:

  • INE divulga Índice de Custos de Construção de Habitação Nova em outubro
  • China: Inflação em novembro
  • Alemanha: balança comercial em outubro

 

Quinta-feira, 10 de dezembro

Evento em destaque: Banco Central Europeu vai ‘recalibrar’ as ferramentas monetárias

Christine Lagarde fez o anuncio na reunião anterior, em novembro, e já o reiterou diversas vezes: o Banco Central Europeu vai ‘recalibrar’ todas as ferramentas monetárias na reunião do Conselho de Governadores de dezembro, na qual vai anunciar também novas projeções económicas, revendo em baixa as divulgadas em setembro devido ao impacto dos novos confinamentos.

O foco principal deverá estar no Pandemic Emergeny Purchase Programme (PEPP), o programa de compra de ativos lançado em março no valor 750 mil milhões de euros, que em junho deste ano foi aumentado para 1,35 biliões de euros. Lagarde tem dito que este programa tem mostrado a a sua eficácia no atual ambiente e pode ser dinamicamente ajustados para reagir à evolução da pandemia.

Dessa forma, os analistas esperam um aumento de 500 mil milhões no programa, acompanhado de um prolongamento do prazo do final de junho para o fim do próximo anos. O Asset Purchase Programme, o programa de compra de ativos ‘tradicional’, deverá também ser aumentado dos atuais 20 mil milhões por mês, e o BCE deverá também estender as TLTRO, operações de financiamento para a banca a taxas de juro baixas, deverão ser renovadas.

Outros eventos em foco:

  • INE divulga Estatísticas do Comércio Internacional de outubro
  • INE publica Índice de Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas na Indústria em outubro
  • Brasil: vendas a retalho e outubro
  • EUA: Inflação em novembro
  • EUA: novos pedidos de subsídio de desemprego na semana até 5 de dezembro
  • Assembleia da República: Reunião plenária, inclui discussão de propostas sobre a Zona Franca da Madeira

 

Sexta-feira, 11 de dezembro

Evento em destaque: Conclusão do Conselho Europeu

O segundo e último dia do Conselho Europeu deverá ser de negociações tensas entre os 25 membros que votaram para aprovar o Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 e o Fundo de Recuperação, com a Hungria e a Polónia, que vetaram os planos.

Na semana passada, após uma reunião com o Parlamento Europeu, o primeiro-ministro António Costa afirmou que “não há plano B para o acordo” e que o Conselho Europeu tem de aprovar os mecanismos necessários” para evitar “paralisar a generalidade da atividade da União Europeia”.

Outros eventos em foco:

  • INE divulga Estatísticas dos Serviços Prestados às Empresas em 2019
  • INE publica Índices de Produção, Emprego, Remunerações na Construção em outubro
  • INE publica Índices de Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas nos Serviços em outubro
  • Assembleia da República: Reunião plenária, debate com o Governo sobre política setorial
  • Alemanha: inflação em dezembro
Recomendadas

Portugal e Espanha terão de continuar a ter “exceção ibérica” no preço do gás

O primeiro-ministro disse que tem de continuar a haver uma “exceção ibérica” para os preços do gás mesmo que seja criado um novo mecanismo europeu, porque Portugal e Espanha continuam a ser “uma ilha” energética.

Costa contraria ideia de empobrecimento e afirma que Portugal está a crescer mais do que Alemanha, França e Espanha

Dados de Costa surgem dias depois das previsões de Outono da Comissão Europeia, cujas mais recentes previsões indicam que em 2024 a Roménia ultrapassará Portugal no ranking de desenvolvimento económico da UE.

PremiumOCDE deixa quatro recados a Portugal, do PRR ao orçamento

A OCDE está menos otimista do que estava no verão quanto à evolução da economia portuguesa no próximo ano, tendo revisto em baixa a previsão de crescimento do PIB. Aproveitou também para alertar para a importância do PRR e da consolidação orçamental.
Comentários