Topo da agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta semana

A semana fica marcada pela publicação das projeções económicas do Banco de Portugal, que divulga também o relatório de estabilidade Financeira. Destaque ainda para a audição do Pedro Nuno Santos sobre a TAP e pela tomada de posse da CPI ao Novo Banco. Lá fora, as atenções centram-se na reunião da Fed.

mario_centeno_banco_de_portugal_1
José Sena Goulão/Lusa

Segunda-feira, 14 de dezembro

Evento em destaque: Banco de Portugal divulga projeções económicas

O Banco de Portugal (BdP) apresenta esta segunda-feira, 14 de dezembro, o boletim económico de dezembro, que inclui projeções para a evolução da economia portuguesa no período 2020 a 2023. Em outubro, mas antes da entrega do Orçamento do Estado para 2021 – o regulador projectava uma contração de 8,1% este ano e considerava que uma estimativa para o défice de 7% do PIB este ano parecia “alcançável”.

Outros eventos em foco:

  • INE: Índice de Preços no Consumidor
  • INE: Construção: obras licenciadas e concluídas
  • Votação do Colégio Eleitoral nos EUA

Terça-feira, 15 de dezembro

Evento em destaque:  Pedro Nuno Santos é ouvido sobre o plano de reestruturação da TAP

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, é ouvido à 15 horas na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação e sobre o plano de reestruturação da TAP e para debater a política geral do Ministério e outros assuntos de atualidade. O Governo apresentou publicamente na sexta-feira o plano de reestruturação, depois de ter enviado o documento à Comissão Europeia na quinta-feira. No cenário base enviado à Comissão Europeia prevê-se que em 2021 a TAP venha a necessitar de um apoio de Estado de 970 milhões de euros.

Outros eventos em foco:

  • INE: Paridades de Poder de Compra
  • 12h: Tomada de posse da comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco
  • 15h: Reunião do Conselho de Estado
  • 15h30: Audição na Comissão de Orçamento e Finanças do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, sobre Zona Franca da Madeira
  • 16h30: Audição na Comissão de Assuntos Constitucionais do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, sobre a morte do cidadão ucraniano que se encontrava à guarda do SEF

Quarta-feira, 16 de dezembro

Evento em destaque: Fed segue passos do BCE?

A Reserva Federal norte-americana anuncia as decisões depois do Federal Open Market Committee (FOMC) ter estado reunido durante dois dias. Alguns analistas esperam que o banco central norte-americano siga as pisadas do Banco Central Europeu (BCE) e estenda o programa de compras de ativos de emergência, lançado para fazer face à crise provocada pela pandemia.

Outros eventos em foco:

  • INE: estatísticas da inovação
  • INE: estatísticas do comércio, referentes a 2019
  • 10h30: Audição da Secretária de Estado do Turismo

Quinta-feira, 17 de dezembro

Evento em destaque: INE mede a saúde ao turismo

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica os dados sobre a atividade turística em outubro, bem como a conta satélite do turismo para Portugal, referente a 2018. Segundo a estimativa rápida do organismo de estatística, o setor do alojamento turístico deverá ter registado 1,0 milhões de hóspedes e 2,4 milhões de dormidas, o que corresponde a variações de -59,3% e -63%.

Outros eventos em foco:

  • Eurostat publica dados sobre a inflação
  • Banco de Portugal publica o relatório de estabilidade financeira

Sexta-feira, 18 de dezembro

Evento em destaque: BdP dá pistas sobre a atividade económica

O BdP publica os indicadores coincidentes relativos a novembro. Em outubro, os indicadores coincidentes mensais para a atividade económica e para o consumo privado voltaram a aumentar face ao mês anterior.

Outros eventos em foco:

  • INE: atividade dos transportes – estatísticas rápidas do transporte aéreo
Recomendadas

Compra de carros de luxo pela TAP “é um problema de bom senso”, diz Marcelo Rebelo de Sousa

“Já falei em relação a várias entidades públicas no passado e em relação à distribuição de dividendos e em relação aos salários e entendo que quando se está num período de dificuldade deve fazer-se um esforço para dar o exemplo de contenção”, defendeu hoje Marcelo Rebelo de Sousa.

Albergaria investe 3,7 milhões de euros na zona industrial para captar investimento e criar emprego

O município “tem realizado um forte investimento no desenvolvimento económico, dinamizando o sector empresarial e a economia local” nos últimos anos, segundo António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha.

SIC: Alargamento da dedução dos juros da habitação em sede de IRS poderá abranger mais de 660 mil famílias

Segundo a SIC Notícias, se a medida for incluída no Orçamento do próximo ano, como se espera, poderá abranger mais de 660 mil famílias. 
Comentários