Topo da agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta semana

De segunda-feira, dia em que está prevista a chegada a Portugal do segundo lote de vacinas da Pfizer/BioNTech, até sexta-feira, data em que o Orçamento do Estado para 2021 entra em vigor, eis os principais eventos da semana.

Segunda-feira, 28 de dezembro

Evento em destaque: Chegada de 70.200 doses de vacinas a Portugal

As 70.200 doses da vacina da BioNTech-Pfizer contra a Covid-19 chegam hoje a Portugal. A confirmação já tinha sido dada pela Ministra da Saúde, Marta Temido, no passado dia 23 de dezembro. Portugal iniciou o processo de vacinação contra a Covid-19 no domingo de manhã. O primeiro fármaco desenvolvido pela Pfizer/BioNTech, foi administrado a António Sarmento, no Centro Hospitalar Universitário de São João (Porto).

Esta segunda-feira a Ministra da Saúde irá continuar a visualização do processo de vacinação com uma visita ao Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Lá por fora, o dia fica marcado pela divulgação dos dados anuais das vendas de retalho em Espanha. Um indicador importante de gastos do consumidor e que está também correlacionado com a confiança do consumidor.

Terça-feira, 29 de dezembro

Evento em destaque: Marcelo Rebelo de Sousa anuncia se promulga OE2021

O Presidente da República vai pronunciar-se sobre o Orçamento do Estado de 2021 e se fará algum reparo ou se envia a lei ou alguma norma para o Tribunal Constitucional fiscalizar. Marcelo Rebelo de Sousa pode, por exemplo, pedir ao Tribunal Constitucional (TC) a fiscalização preventiva da lei do Orçamento nos oito dias seguintes à receção do texto final.

O TC terá depois 25 dias para se pronunciar sobre a legalidade das normas que o Presidente da República pediu para fiscalizar. Um dos pontos que causa maior expetativa prende-se com o facto de não estar acautelada a despesa de 476 milhões de euros para colocar no Novo Banco em 2021.

Outros eventos em foco:

INE: Índice de Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas no Comércio a Retalho
INE: Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação

Brasil: Taxa de Desemprego

Quarta-feira, 30 de dezembro

Evento em destaque: Inflação mensal e anual em Espanha

Em 2019, o valor da inflação anual no país vizinho era de -0,8% e a mensal de 0,2%.

Outros eventos em foco:

INE revela os índices de Produção Industrial

INE divulga uma estimativa da atividade Turística, de novembro de 2020

Reino Unido: Índice de Preços da Habitação
Alemanha: Índice de Preços de Importação

Quinta-feira, 31 de dezembro

Novos pedidos de subsídio de desemprego na semana até 25 de dezembro nos Estados Unidos (EUA). Os pedidos iniciais de apoio ao desemprego nos EUA foram de 803 mil na semana terminada a 18 de dezembro. Estes pedidos desceram em relação à semana passada e ficaram abaixo das expectativas do mercado, mas permanecem acima da barreira dos 800 mil.

Sexta-feira, 1 de janeiro

Orçamento do Estado para 2021 entra em vigor e Portugal assume a presidência do Conselho da União Europeia

Recomendadas

Alemanha reitera apoio a gasoduto nos Pirinéus e diz que França não excluiu projeto

O chanceler alemão destacou que este projeto tem uma perspetiva de longo prazo e que, para além do transporte de gás no imediato, servirá para fornecer outras energias, como hidrogénio, no futuro.

“Nova atitude da TAP perante os gastos terá de abranger também os pilotos”, desafia SPAC

Sindicato dos Pilotos diz que “enquanto uns têm cortes brutais no seus vencimentos” e ainda há “processos de despedimento em curso”, renova-se o parque automóvel dos cargos de direção “com 79 viaturas”.

TAP diz que renovação da frota automóvel permite poupar anualmente 630 mil euros

A TAP diz que a opção de comprar 50 BMWs representa uma poupança superior a 20% do valor mensal da renda e tributação, relativamente a novos contratos de renting e está em linha com o plano de reestruturação.
Comentários