Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e economia esta quinta-feira

Destaque do dia para a divulgação dos dados da inflação no mês de julho que tem vindo a atingir níveis recorde nos últimos meses.

Evento em destaque: Eurostat confirma valores da inflação em julho

A política monetária europeia finalmente começou a responder à inflação em níveis recorde que se verifica há vários meses, mas o BCE sublinhou repetidas vezes que mais subidas expressivas estarão em cima da mesa, dependendo dos dados que forem saindo. Agosto não terá reunião monetária, mas os mercados colocam já os olhos na decisão de setembro, especialmente dado o aprofundamento da diferença para o ritmo das subidas nos EUA.

Outros eventos em foco:

  • INE divulga Taxas de Juro Implícitas no Crédito à Habitação em julho
  • INE publica Síntese Económica de Conjuntura de julho
  • BdP publica Indicadores Coincidentes de julho
Recomendadas

Medidas de apoio à inflação agravam endividamento das empresas e dinâmica inflacionista, alerta Fórum para a Competitividade

O think-tank critica as opções do Governo para o apoio a famílias e empresas face à subida generalizada de preços, sugerindo, ao invés, que haja uma dispensa do pagamento por conta no IRC, que o Estado pague as suas dívidas a fornecedores e que se acelere o investimento.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta segunda-feira.

Governo ajusta em baixa o desconto do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos

Tendo em conta a evolução recente de descida do preço do gasóleo e da gasolina, “estas medidas temporárias resultam numa atualização [em baixa] do desconto do ISP em cerca de 0,1 cêntimos por litro de gasóleo e 4,4 cêntimos por litro de gasolina”, explica o comunicado de Fernando Medina.
Comentários