Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta quarta-feira

Os olhos estarão postos na reunião da Fed, que deverá subir as taxas de juro na maior economia do mundo em 50 pontos base, perante a ameaça da inflação. Do outro lado do Atlântico, os PMI marcarão o dia, enquanto em Portugal a EDP Renováveis anuncia os números do primeiro trimestre.

Evento em destaque: Reserva Federal anuncia decisão sobre taxas de juro

A inflação nos EUA voltou a subir em abril, mas os dados revelados na semana passada sobre o crescimento no primeiro trimestre soaram os alarmes quanto a uma possível subida das taxas de juro em 50 pontos base (p.b.) já na reunião de maio, dada a variação negativa reportada. A Fed encontra-se cada vez mais num dilema entre crescimento e controlo de preços, contando com uma melhoria substancial da atividade no segundo trimestre, já sem restrições pandémicas, mas com a guerra na Europa a pesar no horizonte.

Outros eventos em foco:

  • Conferência: Jornal Económico e EY promovem debate sobre Orçamento do Estado
  • Eurostat publica dados do Comércio a Retalho em março
  • Espanha: Desemprego em abril
  • Alemanha: Balança comercial em março
  • EUA: Balança comercial em março
  • IHS Markit lança índices de gestores de compras nos serviços e composto
  • Alemanha emite bilhetes do tesouro a dez anos
  • Resultados trimestrais: EDP Renováveis (Portugal); CVS Health, Booking, Moderna (EUA)
Recomendadas

Portugal dispõe de mais 51 milhões para financiar sector da agricultura em crise

Portugal vai disponibilizar mais 51 milhões de euros de fundos para os agricultores, no âmbito do aumento de custos de produção, depois de Bruxelas ter aprovado a mobilização de verbas do desenvolvimento rural, anunciou esta terça-feira a ministra da Agricultura.

Agendas Mobilizadoras não tinham “verbas específicas” para os Açores

O ex-ministro da Economia Siza Vieira insistiu esta terça-feira que não foram definidas “verbas específicas” para os Açores nas Agendas Mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e mostrou-se surpreendido com a “celeuma” levantada pelo processo na região.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta terça-feira.
Comentários