Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta quinta-feira

Os Estados Unidos divulgam os dados do Produto Interno Bruto (PIB) relativos ao segundo trimestre, depois de um primeiro trimestre de crescimento negativo.

Foto: Lucas Jackson/Reuters

Evento em destaque: Dados do PIB americano no segundo trimestre

Depois de um primeiro trimestre de crescimento negativo, novo recuo do PIB colocará a maior economia do mundo em recessão técnica, algo que os mercados há muito começaram a dar como adquirido. A política agressiva da Fed deixa deduzir que a autoridade monetária não estará muito preocupada com esta possibilidade, garantindo que o principal compromisso é com a estabilidade de preços e apontando para o mercado laboral historicamente forte e rígido para afastar receios de maior.

Outros eventos em foco:

  • INE divulga Inquérito de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores em julho
  • Comissão Europeia divulga Indicadores de Sentimento Económico de julho
  • Espanha: Taxa de desemprego no 2º trimestre
  • Alemanha: Taxa de inflação em julho
  • Resultados trimestrais: REN, EDP, Altri, Sonae (Portugal); Apple, Amazon, MasterCard, Pfizer, Merck&Co, Intel, Comcast, Linde (EUA); L’Oreal, Sanofi (França); Santander, Telefonica, Repsol (Espanha)
Recomendadas

Dívida cobrada pela Segurança Social atinge em 2021 valor mais baixo da década

O valor cobrado de dívida à Segurança Social foi de 434,2 milhões de euros em 2021, o mais baixo dos últimos dez anos. Ainda assim, a dívida líquida à Segurança Social conheceu uma redução de 17% face a 2020.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.

Produtores de queijo da Serra da Estrela prevêm aumento do preço do leite

A valorização do leite e do queijo de Denominação de Origem Protegida da Serra da Estrela é uma das consequências do incêndio que assolou gravemente aquela região.
Comentários