Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta quarta-feira

Todas as atenções estão viradas para o Reino Unido, que além das cerimónias em torno da morte de Isabel II, encara uma difícil situação económica e alguma incerteza política, com a entrada de Liz Truss em Downing Street. Esta quarta-feira são conhecidos os dados da inflação do país e, por cá, há audições de Ana Mendes Godinho e do IAPMEI para acompanhar.

7 – Reino Unido

Evento em destaque: Reino Unido publica inflação de agosto

A morte da monarca há mais tempo no trono no mundo tomará as atenções mediáticas no Reino Unido, mas a semana será também rica em indicadores macro, numa altura em que o país enfrenta uma difícil situação económica e alguma incerteza política, dada a nomeação recente de Liz Truss como primeira-ministra. Além da inflação na quarta-feira, a semana arranca com os dados do PIB em julho na segunda-feira, bem como da balança comercial, além de dados sobre o mercado de trabalho, construção e habitação.

Outros eventos em foco:

  • INE divulga dados da Atividade Turística em julho;
  • Eurostat publica Índice de Produção Industrial em julho;
  • Audição da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social na Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão;
  • Audição ao IAPMEI na Subcomissão para o Acompanhamento dos Fundos Europeus e do PRR;
  • EUA: Preços na produção industrial em agosto.
Recomendadas

Portugal acompanhado por 14 países da UE a reclamar teto para preço do gás

Quinze Estados-membros, entre os quais Portugal, subscreveram a carta conjunta enviada na terça-feira à Comissão Europeia a reclamar um teto para o preço do gás importado, matéria que deverá ser discutida no Conselho extraordinário de Energia de sexta-feira.

Revista de imprensa nacional: as notícias que estão a marcar esta quarta-feira

“Sedes quer que escolas escolham professores a partir de uma lista”; “Governo sobe para 10.500 euros por ano fasquia para não pagar IRS em 2024”; “Salários do Estado perdem peso no PIB”.

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta quarta-feira

O INE divulga hoje as estatísticas de rendas da habitação ao nível local no segundo trimestre do ano, os inquéritos de conjuntura às empresas e aos consumidores deste mês e ainda as estimativas mensais de emprego e desemprego referentes ao mês de agosto. Nos EUA, faz-se inventário ao crude, aos destilados e aos combustíveis.
Comentários