Segunda-feira, 18 de setembro
Evento em destaque: O Banco Central Europeu (BCE) dá a conhecer as mais recentes estatísticas dos fundos de investimento da zona euro.
Outros eventos em foco:
- Inquérito do BCE aos Analistas Monetários (resultados agregados de setembro)
- Alemanha: Relatório mensal do banco central Deutsche Bundesbank
- China: Investimento Direto Internacional (agosto e relativamente ao ano anterior)
- União Europeia: Conselho de Agricultura e Pescas
Terça-feira, 19 de setembro
Eventos em destaque: A Greenvolt apresenta os resultados do primeiro semestre do ano, depois de, em junho, ter anunciado um resultado líquido de 300 mil euros no primeiro trimestre, uma quebra homóloga de 74%. O Banco de Portugal apresenta, entre uma série de indicadores ao longo da semana, a balança de pagamentos de julho na terça-feira.
Resultados da Greenvolt caem 800 mil euros num ano por causa da biomassa
Outros eventos em foco:
- INE: Índices de Preços na Produção Industrial (agosto)
- INE: Taxas de Juro Implícitas no Crédito à Habitação (agosto)
- INE: Síntese Económica de Conjuntura (agosto)
- Eurostat: Índice harmonizado de preços no consumidor (IHPC)
- Banco de Portugal: Investimento direto – Princípio direcional (julho)
- Ibersol: Apresentação de resultados do 1.º semestre
- EUA: Início da reunião do Comité Federal de Mercado Aberto (FMOC, na sigla em inglês), que decorre até ao dia 20
- Austrália: Minutas da reunião do banco central (RBA)
Quarta-feira, 20 de setembro
Eventos em destaque: A Reserva Federal norte-americana (Fed) anuncia a decisão sobre a taxa de juros, após uma reunião de três dias, que culmina com uma conferência de imprensa de Jerome Powell. Os analistas esperam que o Comité Federal de Mercado Aberto (FOMC) mantenha a taxa nos 5,25% -5,50%.
“Espera-se que o Presidente da Fed apresente um tom equilibrado, semelhante ao de Jackson Hole, proporcionando a possibilidade de uma mistura de comentários ‘dovish’ e ‘hawkish’, em linha com a posição dependente de dados da Fed”, antecipa a XTB em nota de análise.
Outros eventos em foco:
- Eurostat: Produção na construção (julho)
- Conselho das Finanças Públicas: Perspetivas Económicas e Orçamentais 2023-2027 (atualização)
Produção na construção aumentou 5,5% em junho
Quinta-feira, 21 de setembro
Eventos em destaque: O Instituto Nacional de Estatística apresenta o Índice de Preços da Habitação (IPHab) no segundo trimestre, que desacelerou para 8,7% nos primeiros três meses do ano. É, ainda, dia de o Banco de Portugal dar a conhecer o Endividamento do Sector Não Financeiro e o Financiamento das administrações públicas (julho). No Reino Unido, é conhecida a decisão sobre a taxa de juro do Bank of England (BoE); em agosto, o banco central subiu os juros pela 14.ª vez consecutiva para 5,25.
De acordo com a XTB, “as expectativas gerais são de que o BoE aumente em 25 pb na próxima reunião, para trazer a sua taxa bancária para 5,5% dos atuais 5,25%. Também se mantêm as apostas (cerca de 30% de probabilidade) de que o banco central poderá ter de continuar a subir depois de setembro para elevar a sua taxa terminal para 5,75%”.
Preços das casas desaceleram para 8,7% no primeiro trimestre
Dívida das famílias, empresas e Estado sobe para 806,9 milhões no primeiro semestre
Banco de Inglaterra sobe juros pela 14.ª vez seguida para 5,25%
Outros eventos em foco:
- Banco de Portugal (BPStat): Balanço dos OIFAFCP (segundo trimestre), Template de Reservas Internacionais – Portugal (agosto) e Sistemas de compensação e liquidação interbancária (agosto), dívida direta do Estado (agosto), Dívida das Administrações Públicas (julho de 2023).
- Conselho de ministros: previsto anúncio de novo pacote de apoio a créditos
- Conselho das Finanças Públicas: Perspetivas Económicas e Orçamentais 2023-2027
- Termina consulta pública sobre a recomendação que alivia o teste de esforço exigido pelos bancos no crédito à habitação
Governo aprova novos apoios a créditos na próxima semana
Sexta-feira, 22 de setembro
Evento em destaque: O INE apresenta as contas nacionais por sector institucional relativas ao segundo trimestre.
Outros eventos em foco:
- Banco de Portugal: Contas financeiras das Administrações Públicas (segundo trimestre), receitas e despesas das Administrações Públicas (segundo trimestre), estatísticas de Finanças Públicas – Défice, dívida e ajustamento défice-dívida (2022), estatísticas de Finanças Públicas – Défice, dívida e ajustamento défice-dívida (segundo trimestre), dívida das Administrações Públicas em % do PIB (segundo trimestre), financiamento das Administrações Públicas em % do PIB, (segundo trimestre), instrumentos de política monetária (setembro), intervenções das administrações públicas para apoio ao sistema financeiro (2022) e Procedimento de Défice Excessivos.
- INE: Principais Agregados das Administrações Públicas (2022), Procedimento dos Défices Excessivos – 2.ª notificação (2023), Contas Nacionais Trimestrais por Sector Institucional (segundo trimestre) e Contas Nacionais (2021).
- França: DBRS publica relatório de revisão de ‘rating’
- Japão: Decisão sobre a taxa de juro do banco central nipónico (Bank of Japan – BoJ)