Segunda-feira, 16 de janeiro
Evento em destaque: Começa simpósio anual de Davos
O evento do Fórum Económico Mundial volta a reunir-se durante a semana toda com um cenário global pouco animador, de inflação elevada, juros ascendentes, crescimento anémico e uma guerra no leste europeu que ameaça a segurança alimentar dos países com menor poder financeiro. Os presidentes do Banco Central Europeu (BCE) e Reserva Federal têm discursos marcados, bem como o secretário-geral da NATO e vários presidentes e primeiros-ministros, numa semana que deverá marcar a discussão política mundial.
Outros eventos em foco:
- Reunião do Eurogrupo
Terça-feira, 17 de janeiro
Evento em destaque: Dados do crescimento na China no 4º trimestre
A economia chinesa tem-se visto em cada vez mais apuros, precipitando mesmo o governo local a abandonar grande parte das restrições pandémicas e reabrir o país, apesar do peso que a doença está já a criar nos cuidados de saúde. A Europa e os EUA rejubilaram com as notícias, sedentos de maior procura global para fazer face à quebra interna, mas uma crise imobiliária e a incerteza da pandemia tornam as perspetivas cinzentas.
Outros eventos em foco:
- INE: Índices de Preços na Produção Industrial de dezembro
- Audição do Tribunal de Contas na Comissão de Orçamento e Finanças
- Reino Unido: Desemprego no 3º trimestre
- Alemanha: Inflação em dezembro
- Índice ZEW de confiança económica para Alemanha e zona euro
- Canadá: Inflação em dezembro
- Relatório mensal OPEP
- Resultados: Goldman Sachs, JPMorgan Chase (EUA)
Quarta-feira, 18 de janeiro
Evento em destaque: Banco do Japão anuncia decisão de política monetária
Depois da decisão surpreendente de dezembro de deixar subir para 0,5%, o dobro dos anteriores 0,25%, o limite superior dos juros dos títulos a longo prazo nipónicos, o mercado está com a atenção virada para Tóquio, onde a política ultra-acomodatícia do Banco do Japão pode finalmente ser abandonada. O iene deve bater máximos de vários anos nesta aposta dos investidores e a decisão do regulador japonês deve mover os mercados globais a meio da semana.
Outros eventos em foco:
- INE: Síntese Económica de Conjuntura de dezembro
- Eurostat: Inflação de dezembro
- Audição do CES – Conselho Económico e Social na Comissão de Orçamento e Finanças
- Reino Unido: Inflação em dezembro
- EUA: Preços na produção industrial em dezembro
- Japão: Produção industrial em novembro
- Resultados: Charles Schwab (EUA)
Quinta-feira, 19 de janeiro
Evento em destaque: Continua a época de resultados em Wall Street
Depois do arranque de parte da banca na sexta-feira passada, terça-feira verá os resultados da Goldman Sachs e JPMorgan antes de arrancarem as grandes cotadas tecnológicas. A Netflix é a primeira, na quinta-feira, quando reporta também a Procter&Gamble, mas o grosso dos grandes nomes de Wall Street começará a divulgar os números de 2022 na próxima semana, esperando-se já efeitos da quebra sentida na atividade de vários sectores no final do ano.
Outros eventos em foco:
- INE: Taxas de Juro Implícitas no Crédito à Habitação em dezembro
- BCE publica atas da reunião de dezembro
Sexta-feira, 20 de janeiro
Evento em destaque: Fecha semana de dados macro no Reino Unido
A semana fecha com os números do retalho em dezembro, quando nem a época festiva deve ter dado um grande impulso ao fraco último trimestre da economia britânica, mas está recheada de outros motivos de interesse para os mercados. Entre dados do desemprego, salários, inflação e preços de consumos intermédios na produção industrial, uma coisa é transversal: o otimismo não reina quando o assunto é o Reino Unido.
Outros eventos em foco:
- EUA: Vendas de casas existentes em dezembro