Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta sexta-feira

O Reino Unido conhece hoje os números do retalho em dezembro; em Portugal, o INE divulga os dados sobre o Rendimento e Condições de Vida referentes ao ano passado e na Assembleia da República os partidos apresentam propostas sobre o Programa Nacional de Habitação para os próximos quatro anos.

Sexta-feira, 20 de janeiro
Evento em destaque: Fecha semana de dados macro no Reino Unido; em Portugal, o INE divulga os dados sobre o Rendimento e Condições de Vida referentes ao ano passado e na Assembleia da República os partidos apresentam propostas sobre o Programa Nacional de Habitação para os próximos quatro anos.

A semana fecha com os números do retalho em dezembro do Reino Unido, quando nem a época festiva deve ter dado um grande impulso ao fraco último trimestre da economia britânica, mas está recheada de outros motivos de interesse para os mercados. Entre dados do desemprego, salários, inflação e preços de consumos intermédios na produção industrial, uma coisa é transversal: o otimismo não reina quando o assunto é o Reino Unido.

Outros eventos em foco:

EUA: Vendas de casas existentes em dezembro

Recomendadas

Espanha. Sector dos serviços cresce ao maior ritmo desde julho

É o sector com mais peso no PIB espanhol e teve no primeiro mês de janeiro o melhor mês desde julho do ano passado.

Dados do emprego nos EUA podem influenciar próxima reunião da Fed

A Oxford Economics estima que a Fed volte a aumentar as taxas de juro em 25 pontos base no próximo mês de março e que essa decisão já contemple os resultados do emprego nos EUA. A subida das taxas no mês de janeiro irá impedir novo aumento no próximo mês.

Embargo europeu a gasóleo russo chega este domingo (com áudio)

De acordo com dados da “Bloomberg”, Moscovo é o maior fornecedor de gasóleo à Europa sendo que os países da Europa ocidental recebem diariamente 600 mil barris deste produto refinado, metade do abastecimento que chega todos os dias ao “Velho Continente”.
Comentários