Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta sexta-feira

Com a Reserva Federal já num ciclo claro de normalização monetária, os dados do emprego em maio surpreenderam pela positiva.

Evento em destaque: Inflação em maio nos EUA

Com a Reserva Federal já num ciclo claro de normalização monetária, os dados do emprego em maio surpreenderam pela positiva e, caso a inflação continue sem dar sinais de abrandamento, parece haver margem para se concretizar a “aterragem suave” de que falou Jerome Powell, presidente da Fed, sobre um possível arrefecimento da economia até à recessão. No entanto, isto significaria também subidas mais expressivas, com os hawks do Comité Federal de Mercado Aberto (FOMC) a pedirem subidas consecutivas de 50 p.b. e os mercados em alvoroço com esta possibilidade.

Outros eventos em foco:

  • Celebrações do Dia de Portugal
  • Espanha: Inflação em maio
  • China: Inflação em maio
  • Brasil: Vendas a retalho em abril
  • Rússia: Decisão de política monetária
Recomendadas

Espanha agrava impostos sobre lucros de petrolíferas e elétricas em 2023

Espanha vai avançar com o agravamento de impostos sobre os lucros das empresas energéticas, atendendo à subida dos preços, anunciou este sábado o primeiro-ministro Pedro Sánchez.

Espanha destina mais nove mil milhões até final do ano para responder a subida de preços

O governo espanhol aprovou este sábado um novo plano para responder ao impacto da guerra na Ucrânia na economia e ao aumento dos preços, no valor de nove mil milhões de euros até ao final do ano.

GNR garante segurança do Fórum do BCE com cerca de 140 militares por dia

Um total de aproximadamente 140 militares por dia, com a utilização de diferentes meios da Guarda Nacional Republicana (GNR), vai garantir a segurança do Fórum do Banco Central Europeu (BCE) em Sintra entre domingo e a próxima quinta-feira.
Comentários