Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta terça-feira

Destaque para o Reino Unido, que divulga expetativas sobre o rumo da inflação. Naquele que é o dia pós-cerimónias fúnebres de Isabel II, o país acorda para encarar um cenário económico e financeiro difícil, ao mesmo tempo que a recém-empossada primeira-ministra, Liz Truss, dá os primeiros passos em Downing Street.

Evento em destaque: Reino Unido divulga expetativas sobre o rumo da inflação

O país sai da ressaca da morte da monarca para encarar um cenário económico e financeiro difícil, ao mesmo tempo que a recém-empossada primeira-ministra, Liz Truss, dá os primeiros passos em Downing Street. Serão conhecidas as expetativas quanto ao aumento da inflação e, ao longo da semana, será também anunciada uma decisão do Banco de Inglaterra quanto à subida das taxas de juro.

Outros eventos em foco:

CFP divulga perspetivas económicas e orçamentais;
Banco de Portugal divulga vários dados relativos a julho (Balanças Corrente e de Capital, Financeira, Bens e Serviços e ainda dados do Investimento Direto);
Espanha divulga dados da balança comercial;
INE: Taxas de Juro Implícitas no Crédito à Habitação (agosto).
A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, discursa às 13h00.

Recomendadas

Marcelo “pessimista” teme efeitos de “discurso muito dramático” do BCE

Perante uma plateia de empresários portugueses em São Francisco, na noite de segunda-feira na Califórnia, hoje de madrugada em Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa assumiu, porém, também ele “uma análise pessimista” da conjuntura económica portuguesa nos próximos tempos, “por causa do mundo”.

Admitidas 13 candidaturas ao concurso público internacional do SIRESP

Para a SIRESP SA, o “número significativo de candidatos qualificados é demonstrativo de que se encontram asseguradas condições de concorrência adequadas entre os potenciais interessados do setor de mercado relevante e de que o concurso poderá vir a consubstanciar-se numa mais-valia económica e tecnológica para o interesse público, que o Estado visa prosseguir com a aquisição desses serviços”.

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta terça-feira

Destaque do dia para a Rússia, que vai publicar os dados relativos à taxa de desemprego e outros indicadores macroeconómicos, numa altura em que o esforço bélico e o prolongamento das sanções começam a afundar a economia do país.
Comentários