Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta terça-feira

Depois de prever crescimento global de 3% em setembro, a OCDE atualiza as suas projeções com mais três meses de guerra a pesar na economia global. Em Portugal, a Greenvolt apresenta os resultados trimestrais.

Filie Trueba/EPA

Evento em destaque: OCDE atualiza projeções macroeconómicas

Depois de prever crescimento global de 3% em setembro, a OCDE atualiza as suas projeções com mais três meses de guerra a pesar na economia global e o aprofundar de uma crise energética que tem levado a inflação a valores recorde em inúmeros países europeus e nos EUA. Para Portugal, o organismo previa em junho (o relatório de setembro não continha previsões específicas para o nosso país) uma inflação de 6,3% este ano, valor que já foi largamente ultrapassado pela média desde janeiro até agora, sendo ainda de analisar possíveis recomendações quanto à política orçamental nacional.

Outros eventos em foco:

Canadá: Vendas a retalho em setembro
EUA emite bilhetes do Tesouro a sete anos
Resultados trimestrais: Greenvolt (Portugal)

Recomendadas

Lagarde e o ‘whatever it takes’ para controlar a inflação. Ouça o podcast “Mercados em Ação”

No “Mercados em Ação”, podcast do JE, vai poder contar com a análise de especialistas em temas como ações e obrigações; investimento e poupança; BCE e FED; resultados e empresas; análises e gráficos.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

Governo e sector social num impasse para acordo face a exigência de aumentos salariais

O princípio de acordo para o setor social está num impasse porque o reforço de verbas do Governo às instituições pressupõe aumentos salariais de 5,1%, o que levou as instituições a pedir a renegociação e apresentar uma proposta conjunta.
Comentários