[weglot_switcher]

Topo da agenda: o que vai marcar a atualidade esta terça-feira

Câmara de Lisboa retoma votação do orçamento para este ano, Banco de Portugal publica indicadores económico-financeiros regionais das sociedades não financeiras e Alemanha e Estados Unidos divulgam clima de negócios e confiança dos consumidores em janeiro.
  • O presidente eleito da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, à chegada para as comemorações oficiais do 5 de Outubro, Dia da Implantação da República Portuguesa, realizadas na Câmara Municipal de Lisboa, 5 de outubro de 2021. MANUEL DE ALMEIDA/LUSA
25 Janeiro 2022, 08h10

Esta terça-feira, dia 25 de janeiro, a Câmara Municipal de Lisboa retoma a discussão e votação da proposta de orçamento da autarquia para 2022, depois de ter havido um adiamento porque os vereadores do PS alertaram para “um erro de 40 milhões de euros” na distribuição das verbas (que inclui, por exemplo, a habitação). Os trabalhos recomeçam a partir das 9h30, segundo avançou à Lusa o gabinete de Carlos Moedas.

A nível europeu, arranca o ciclo de coordenação económica da União Europeia. Os eurodeputados das Comissões dos Assuntos Económicos e Monetários e do Emprego e Assuntos Sociais vão questionar os comissários europeus Valdis Dombrovskis, Paolo Gentiloni e Nicolas Schmit sobre o Pacote de Outono do Semestre Europeu de 2022, que inclui a Análise Anual do Crescimento Sustentável, os pareceres sobre os projetos de planos orçamentais dos Estados-Membros da zona euro para este ano, as recomendações estratégicas para a área do euro e a proposta de relatório conjunto sobre o emprego do executivo comunitário.

“É provável que os eurodeputados concentrem as suas questões sobre as próximas recomendações específicas por país e sobre a implementação de planos nacionais de recuperação e resiliência, bem como sobre os seus aspetos sociais, incluindo a necessidade de combater o desemprego dos jovens e garantir uma transição justa”, prevê o Parlamento Europeu.

Outros eventos em foco

  • Fundo Monetário Internacional (FMI) publica hoje o “World Outlook” as suas previsões para a economia global.
  • BdP publica indicadores económico-financeiros regionais das sociedades não financeiras
  • Índice Ifo de clima de negócios da Alemanha (janeiro)
  • Estados Unidos: Confiança dos Consumidores do Conference Board (janeiro)
  • Apresentação de resultados da 3M, American Express, General Electric, Microsoft e Xerox
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.