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‘Tourism Creative Factory’. Turismo de Portugal vai apoiar 100 empreendedores

Este programa abrange todo o território continental, alargando-se às 12 escolas do TP. Está subordinado ao tema ‘Push 4 Tourism’, permitindo a aceleração de 50 micro-negócios em cada uma das edições a decorrer este ano.
6 Fevereiro 2018, 16h53

O Turismo de Portugal (TP) vai apoiar 100 empreendedores nas edições 2018 do programa de aceleração ‘Tourism Creative Factory’, que arrancou no início deste ano com ‘roadshows’ e ‘bootcamps’ de empreendedorismo.

Este programa abrange todo o território continental, alargando-se às 12 escolas do TP. Está subordinado ao tema ‘Push 4 Tourism’, permitindo a aceleração de 50 micro-negócios em cada uma das edições a decorrer este ano.

“No total das duas edições, prevê-se a abertura de 40 novas empresas, distribuídas pelas diversas regiões do país”, adianta um comunicado da TP.

O mesmo documento acrescenta que “gastronomia e restauração, alojamento local e rural, enoturismo, saúde e bem-estar, turismo inclusivo e turismo religioso são alguns exemplos do tipo de projetos pretendidos pelo ‘Tourism Creative Factory’ que disponibiliza um ‘bootcamp’ intensivo, uma rede de mentores, um plano de formação e ‘tourism labs’, num programa com a duração de quatro meses”.

O TP esclarece que, ao contrário da primeira edição, que teve apenas uma fase nacional, a edição ‘Push4Tourism’ decorrerá em quatro localizações – Algarve, Grande Lisboa, Centro e Grande Porto – envolvendo diversos parceiros institucionais, como a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

“Portugal tem conseguido aumentar, de ano para ano, o número de turistas, assim como, a duração média da sua estadia e o gasto médio de cada uma. Mas ainda não estamos satisfeitos, queremos mais e melhores turistas. Para isso, temos de ter uma oferta de experiências, de norte a sul do país, que permita satisfazer os diferentes gostos e costumes”, defende Luís Araújo, presidente do TP.

O mesmo responsável salienta que, “nesse sentido, o ‘Tourism Creative Factory’ complementa a restante oferta de programas de aceleração na área do turismo – com foco principal nas ideias de base tecnológica -, dando espaço aos micro-negócios de base local, que pretendam contribuir para a cadeia de valor da região onde estão inseridos”.

O ‘Tourism Creative Factory’ é uma das iniciativas que integra o projeto formativo do TP, denominado ‘Tourism Training Talent’, recentemente reconhecido em termos internacionais pela Organização Mundial do Turismo (OMT).

“Não obstante a elevada empregabilidade da Rede de Escolas do Turismo de Portugal, torna-se imperioso disponibilizar, não só aos alunos, mas também à restante comunidade, o conhecimento acumulado, por uma rede de profissionais que trabalha há dezenas de anos no setor, ao serviço da criação de mais e melhores empresas na área do turismo”, acrescenta o presidente do TP.

O apoio ao empreendedorismo e à inovação é uma das linhas prioritárias da atuação do TP para atingir os objetivos delineados na Estratégia Turismo 2027, que pretendem posicionar Portugal como um pólo de referência internacional neste domínio.

Integrado no Ministério da Economia, o TP é a Autoridade Turística Nacional responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística.

A Rede Escolar do TP é constituída por 12 escolas, de norte a sul do país, (Porto, Douro/Lamego, Viana do Castelo, Coimbra, Oeste, Estoril, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Vila Real de Santo António, Portimão e Faro) que apostam na formação profissional, qualificando e elevando as competências dos profissionais do setor.

As Escolas do TP formam mais de 3.000 alunos por ano, preparando os jovens para o primeiro emprego e, simultaneamente, qualificam os profissionais do setor, com vista à melhoria da qualidade e prestígio das profissões turísticas.

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