Toyota Caetano compra CaetanoBus por 16,3 milhões de euros

Compra foi efetuada à Salvador Caetano Indústria. Neste negócio a Toyota Caetano Portugal adquiriu ainda 12 milhões de ações no valor nominal de um euro cada, correspondentes 61,94% do capital social da CaetanoBus.

A Toyota Caetano Portugal adquiriu a CaetanoBus à sociedade Salvador Caetano Indústria SGPS por 16,3 milhões de euros, informou a empresa em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta quinta-feira, 17 de dezembro.

No mesmo documento a Toyota indica ainda a compra de 12 milhões de ações no valor nominal de um euro cada, correspondentes a 61,94% do capital social da sociedade CaetanoBus, bem como de 7.350 ações no valor nominal de cinco euros cada, correspondentes a 49% do capital social da FINLOG, uma empresa de aluguer e comércio de automóveis também à sociedade Salvador Caetano pelo preço de 22,7 milhões de euros.

“Informamos que as referidas transações terão lugar por via da celebração de contratos de compra de ações, que produzirão efeitos no dia 17 de dezembro de 2020. Neste âmbito damos a conhecer que, no passado dia 26 de novembro, em reunião do Conselho de Administração da Toyota Caetano Portugal as operações acima referidas foram aprovadas pela unanimidade dos seus membros”, indica o documento.

O mesmo documento aponta ainda que “as operações então aprovadas consubstanciam uma vantagem económica para a Toyota Caetano Portugal , suportada no alargamento da parceria estratégica existente entre os seus principais acionistas”.

A entidade salienta que o reforço desta parceria estratégica resulta da aposta, por parte de diversos países Europeus, em políticas estratégicas de promoção da mobilidade elétrica para as suas cidades, sendo portanto, expectável que “veículos comerciais e de transporte de passageiros e mercadorias sejam eletrificados num futuro próximo, tornando-os parte da estratégia de descarbonização até 2050”.

Recomendadas

EDP compra plataforma de desenvolvimento solar na Alemanha por 250 milhões de euros

A empresa destaca que a operação agora oficializada permite ao grupo português entrar na Alemanha e nos Países Baixos, dois países que beneficiam de ambiciosas metas no sector das renováveis, “dado o aumento da importância dada à segurança da entrega de energia e à sua independência”.

Governo enaltece sucesso de empresas portuguesas de construção no mercado dos EUA

Em declarações à Lusa no Seminário Anual da Rede de Empreendedores da Construção (CENSE, na sigla em inglês), na cidade norte-americana de Newark, o secretário de Estado da Internacionalização saudou a presença de dezenas de empresas luso-americanas no evento, realçando que muitas viajaram de propósito de Portugal para ali explorarem oportunidades de negócio.

Alemanha reitera apoio a gasoduto nos Pirinéus e diz que França não excluiu projeto (com áudio)

O chanceler alemão destacou que este projeto tem uma perspetiva de longo prazo e que, para além do transporte de gás no imediato, servirá para fornecer outras energias, como hidrogénio, no futuro.
Comentários